Promoters descrevem experiência no SPFW: "parecem elfos"
Posicionadas em estandes espalhados pelo evento, promoters contam como é trabalhar na maior semana de moda da América Latina
Modelo de catálogo, de propaganda, de eventos. A profissão pode deslanchar por caminhos diferentes, mas uma coisa é fato: é preciso ter um biotipo bem específico para seguir como top de passarela.
Além de, é claro, estar na hora certa, no lugar certo, para ser descoberta por algum olheiro. Para quem está acostumado a modelar fora do mundo das grifes, estar no São Paulo Fashion Week é um experiência diferente e única, por isso o Terra conversou com profissionais que estiveram trabalhando como promoter em estandes de divulgação.
Foto: Ricardo Matsukawa/Frame
Aos 22 anos, Fernanda Machado é estudante de biomedicina e mora em Sorocaba, no interior de São Paulo. Em sua passagem pela capital paulista, ela conseguiu trabalho com uma marca de água de coco, para ficar dentro do backstage do evento.
Acostumada a atuar como promoter, esta é a primeira vez que ela vem ao SPFW, experiência que pode ser resumida com uma palavra: encantamento. “Estou babando nas modelos, que são todas lindas, altas, parecem elfos. É tudo muito surreal”, disse a paulista, que afirmou, no entanto, não sentir vontade de desfilar nas passarelas. “Nunca me interessei”, completou.
Oportunidade dupla
Foto: Ricardo Matsukawa/Frame
Bianca Senatore, 23, aproveitou sua beleza para também divulgar seu trabalho como estilista. Acostumada a trabalhar como promoter e hostess, ela conseguiu vaga no estande de uma marca de creme dental e desenhou os vestidos para usar durante a semana de moda.
Segundo ela, a exigência foi de que apenas a cor fosse focada na campanha da marca. “Eu aceitei o trabalho porque estou divulgando as minhas roupas, é uma ótima oportunidade para divulgar o meu trabalho”, disse a estilista, que esteve em outras edições do SPFW como visitante. “Aqui é agitadinho”, finalizou.
Surpresa boa
Foto: Ricardo Matsukawa/Frame
É impossível passar pela grande estrutura montada por uma marca de cosméticos no meio do evento e não reparar em Érica Rocha. Discreta, a atriz de 30 anos contou que está no SPFW pela primeira vez e que ficou apreensiva por pensar que o público não seria solicito.
Ela, no entanto, se surpreendeu: “as pessoas que frequentam são bem tranquilas”, disse.
Moradora do Grajaú, na zona sul de São Paulo, Érica trabalha como modelo de publicidade e promoter, mas também dá aulas de teatro em uma escola de sua região.
SPFW Inverno 2015
A edição de inverno 2015 do SPFW terá ao todo 38 desfiles, incluindo a estreia de algumas marcas mineiras e uma carioca, já que o Fashion Rio pulou a estação e volta apenas para as coleções de verão.
Prestes a completar 20 anos em 2015, o evento conta com a presença da übermodel Gisele Bündchen, que desfilou para a Colcci na terça-feira (4); e das estilistas internacionais Donatella Versace e Stella McCartney, que vieram ao Brasil especialmente para lançar suas coleções com fast shops brasileiras.
O Terra transmite, mais uma vez ao vivo e com exclusividade na web, todos os desfiles do São Paulo Fashion Week realizados no Parque Cândido Portinari, entre os dias 3 e 7 de novembro. Com a parceria entre Terra e Fashion Forward (FFW), do Grupo Luminosidade, os internautas já puderam acompanhar quatro edições do SPFW e do Fashion Rio, os maiores eventos de moda do País.