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SPFW: 4.250 salgadinhos e 11 mil empregos; veja mais números do evento

29 out 2013 - 14h27
(atualizado às 14h27)
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A edição de inverno 2014 do SPFW, 36ª do evento na capital paulista, movimenta nada menos do que R$ 1,5 bilhão. São 11 mil empregos gerados direta ou indiretamente na quinta maior semana de moda do mundo. Diferentemente dos anos anteriores, quando teve como sede a Bienal, desta vez o evento é realizado em uma área de 15 mil m² no Parque Villa-Lobos, uma das maiores zonas verdes da cidade.

Seguranças, equipe de limpeza, assessores de imprensa e centenas de jornalistas ajudam a fazer o sucesso do evento, que conta com o desfile de 26 marcas e, desta vez, volta a ter a übertop Gisele Bündchen.

"Essa é uma edição na qual fizemos, de fato, um deslocamento do prédio da Bienal para o Parque Villa-Lobos. (O evento) Tem um impacto sobre a cidade porque você movimenta a área de serviços, hotéis, restaurantes, bares, lojas, além dos mais de 2 mil showrooms que se espalham por ela", afirmou a diretora de projetos especiais do SPFW, Graça Cabral.

Para a segurança do evento, Luciano Augusto Montenegro, encarregado da área, conta com 48 homens dentro do espaço, além dos seguranças espalhados pelo Parque Villa-Lobos. "Nunca tivemos problemas e espero que continue assim. Estamos bastante tranquilos em relação a isso", afirmou o chefe da segurança.

Pela alimentação dos jornalistas na sala de imprensa, o responsável é o coordenador José Carlos Mariano, que fala sobre participar de um evento como o SPFW. "Acredito que seja a 12ª edição que trabalho aqui. A responsabilidade é muito grande, temos preocupação em atender, ver o pessoal servindo e a atenção que procuramos dar para cada um que está aqui. Estar aqui nessa semana é uma honra, um prazer muito grande", afirmou.

Para os cinco dias do evento, que termina na sexta-feira (1), os números impressionam. São 100 kg de salgados assados, 175 kg de roscas salgadas e doces, 40 kg de tortas, 4.250 salgados fritos, 200 kg de doces e apenas sete funcionários trabalhando para servir os jornalistas. A equipe da limpeza conta com cerca de 80 funcionários por dia. O mercado de moda no Brasil movimenta 30 mil empresas e gera nada menos que R$ 67 bilhões por ano.

Terra transmite desfiles do SPFW

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.

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Fonte: Terra
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