Tops contam quais foram os acessórios mais exóticos que usaram
A top Daiane Conterato, que ao todo se apresentou em oito desfiles nesta edição do São Paulo Fashion Week, foi a estrela do desfile de R.Rosner, que aconteceu nesta quarta-feira (31). A modelo abriu a apresentação usando uma calça totalmente rebordada e que pesa nada mais nada menos do que dez quilos. "Ela pesa dez quilos mesmo e também monta o figurino de Paola Ludtke, na versão dourada. São cigarretes cobertas e recobertas de cristais", disse Rodrigo Rosner ao Terra. "Eu gosto muito de pulseiras, então a idéia principal para essa calça foi juntar muitas pulseiras em um lugar só", detalhou.
Vote no look mais estranho do SPFW
Escolha a número 1 da passarela da semana de moda
Veja os melhores momentos do SPFW
Saiba como é a preparação dos modelos antes dos desfiles
Antes da apresentação acontecer, Daiane contou um pouco sobre o momento da prova. "Eu experimentei ela na prova de roupas, mas estava um pouco pequena então tiveram que ajustar. Por causa do bordado ela acabou diminuindo de tamanho. Por isso, não pude 'ensaiar' com ela. Ela é bem acinturadinha, então fica bem presa nessa região", acrescentou a modelo.
Mas esta não é a primeira vez que a modelo "carrega" uma peça exótica. Há algumas edições, no desfile de Alexander MacQueen, Daiane usou um capacete "pesado e punk", como ela mesma classificou. "Eu quase morri", brincou. "Era um triângulo na cabeça, como se fosse uma armadura, e vinha até o meu olho. Quando você andava, ele se mexia, então dava para enxergar. Mas era de metal, pesado e estava combinado com um vestido também de metal", detalhou.
Mas, segundo Daiane, o estilista "não deixou barato". Para completar o look, colocou sapatos altíssimos. "Ele tinha de 20 centímetros para mais. Sabe aqueles chinelinhos japoneses? Ele não tinha plataforma, então ficava mais alto ainda. Triste", brincou e confessou que não deu para ensaiar com a roupa, só com os sapatos. "Andei de mãozinha dada, depois sozinha, depois quase comecei a chorar porque eu não queria entrar no final pensando que eu não iria conseguir. Mas fui a última e deu tudo certo", finalizou.
Como prova que vida de modelo não é só glamour, durante o evento, o Terra conversou com algumas modelos e perguntou qual foi o look ou peça mais exótica que elas já usaram durante toda a vida de modelo. Confira.
Carola
A modelo de 20 anos confessou que o óculos usado no desfile do Fause Haten nesta edição do SPFW foi o "mais estranho". "Não dava para ver nada, só por baixo. Mesmo assim foi muito interessante e ele se preocupou em perguntar para a gente se dava para desfilar", disse. "Ele arriscou."
Katia Selinger
Katia, de 20 anos, contou que na última edição da semana de moda internacional desfilou para a Dior com um sapato "complicado". "Ele era muito alto e não tinha plataforma na frente. A gente andava com o joelho dobrado, sabe?", explicou.
Martha Penz
As modelos costumam calçar números maiores, mas não é o caso de Martha, de 20 anos. "Os sapatos, para mim, sempre são o problema. Eu calço 37e todos os sapatos são maiores. Todos saem do pé. Então não ligo para roupa pesada ou qualquer outra coisa, só para os sapatos", detalhou.
Paola Ludtke
Usar transparência é natural para as modelos na passarela. Mas Paola, de 20 anos, não se sentiu bem com um modelo. "Eu fechei um desfile do Fause na edição retrasada que não podia usar calcinha, era só bordado e só eles cobriam meu corpo. Eu estava bem nervosa e ainda tive que usar uma capa vermelha", declarou.
Gracie Winck
Alguns modelos de vestido são vilões. Para Gracie, de 25 anos, os pesados são "perigosos". "Uma vez, no desfile do Lino Villaventura, usei um tomara-que-caia muito pesado, cheio de pedras e uma cauda grande. Ele acabou entrando na minha sandália e eu desfilei puxando ele", disse.
Júlia Gubert
O mais exótico para Júlia, de 17, também é o sapato. "Uso 36, as vezes 35. Ter um par 37 é um milagre, então sempre tenho que andar na ponta dos pés, para ele não sair, ou carregar uma palmilha", falou.
Angélica Erthal
O peso sempre acaba sendo um dos maiores problemas. "No inverno passado da Triton eu desfilei com uma roupa toda bordada de formiguinhas, que pesava uns 30kg. Dava a impressão que ia cair tudo", brincou Angélica, de 19 anos.
Geisa Rodrigues
A modelo Geisa, de 19 anos, compartilhou a opinião de uma colega e colocou o óculos desfilado no Fause como peça mais exótica. "Eu não esperava. Ele tinha uma lente toda bordada, então não tinha lente", brincou. "Mas foi tranquilo, pensei que ia ser pior."
Clarice Vitkauskas
A modelo Clarisse, de 16 anos, contou que uma vez, em um desfile da semana de moda do Japão, usou um colete totalmente feito de correntes prateadas que pesava 5kg. "Ele me deixou algumas marcas no corpo porque usei com um top", detalhou.
Daiane Sodré
A modelo desfilou na apresentação de Oscar de la Renta usando um arranjo de cabeça exótico. "Ele era como se fosse uma concha dourada e alta e era um pouco apertado", detalhou.
Fabiana Mayer
Mudar o visual é preciso, segundo a modelo Fabiana, de 23 anos. "Uma vez, para o desfile do Lino, usei uma lente de contato bege. Eu via tudo embaçado. Foi bem estranho", contou.
SPFW Inverno 2013
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles de inverno 2013 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 29 e 31, os desfiles serão transmitidos direto do Parque Villa-Lobos na capital paulista, pela parceria entre o Terra e FFW, em um total de cerca de 3 horas durante o evento. Além das transmissões ao vivo, o Terra terá reportagens especiais em vídeo com Isabel Wilker e os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e das jornalistas de moda Iesa Rodrigues, Rosângela Espinossi e Tatiana Sisti.
O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 19 desfiles em uma edição extra, a terceira de 2012, responsável por finalizar a transição para o novo calendário da moda brasileira. A partir de 2013, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno em outubro. Pulam esta edição as grifes Amapô, André Lima, Iódice, Juliana Jabour, Jefferson Kulig, Cavalera e Animale. Retorna ao evento Maria Garcia, segunda marca da estilista Clô Orozco, da Huis Clos, grife que não se apresenta desta vez.