Consciência Negra: Isaac Silva leva raízes africanas à passarela
Isaac Silva levou ao Komplexo Tempo neste domingo (20), Dia da Consciência Negra, coleção inspirada nas raízes africanas, chamada Griôs. Isaac quebra mais uma vez paradigmas, pois há alguns meses se assumiu trans e está mudando o nome para Isa Isaac Silva. A primeira estilista trans a se apresentar no SPFW.
"A palavra griô tem origem na tradição oral africana, utilizada para designar mestres portadores de saberes e fazeres da cultura, esses transmitidos oralmente. Tradicionalmente, os griôs contavam a história de seu povo na forma de poemas ou canções", explicou no material divulgação da marca. Na passarela, só modelos negros, incluindo o apresentador Manoel Soares.
"As estilistas Marisa Moura e Mama são as Griôs que usam a moda para sua mensagem, elas são base da minha inspiração em fazer moda por isso a coleção em homenagem a duas mulheres uma Brasileira outra africana", explica a estilista Isaac Silva. Ambas assistiram ao desfile.
O desfile começou com apresentação de dança do grupo BallRoom, com Felix Pimenta apresentando, com bailarinos LGBTQIA + e também com a apresentação da chamada Rihanna brasileira, sósia da cantora de Barbados.
O desfile trouxe vestidos, túnicas, saias amplas, muitos enfeitados com búzios dourados. Rendas e babados em roupas desfiladas por pessoas de todos os gêneros povoaram a passarela, em tons de amarelo forte e queimado, azul, rosa, lilás e branco.
Tudo monocromático é confortável. Nos adereços, além dos búzios, turbantes e unhas com pingentes dourados pendurados.