SPFW: 2º dia tem transparências, globais e desfile no Municipal
O dia que começou com desfile no Theatro Municipal de São Paulo teve transparências, globais e famosos
O segundo dia do SPFW contou com a presença de globais, com a ousadia das transparências em muitos desfiles e até mesmo com um desfile fora do Parque Villa-Lobos - Alexandre Herchcovitch inovou e levou sua coleção de inverno para o Theatro Municipal de São Paulo.
Entre as famosas que conferiram os desfiles desta terça-feira (29) estão Sabrina Sato e as atrizes Fernanda Machado e Marina Ruy Barbosa, ambas integrantes do elenco de Amor à Vida, novela das oito da Globo.
Marina, inclusive, atraiu todos os holofotes com um modelito ousado, composto por blazer sem nada por baixo - uma tendência que vem ganhando adeptas aqui no Brasil e em outros países também. Saiba quais foram os principais destaques do dia.
Alexandre Herchcovitch
O Theatro Municipal de São Paulo foi o cenário escolhido por Alexandre Herchcovitch para apresentar sua coleção de inverno, ao som do Quarteto de Cordas de São Paulo. O estilista foi o primeiro do calendário deste segundo dia, e seus 35 looks trouxeram muita renda e transparência.
Peças de lã, blusões, casacos, hotpants e camisolas – com elementos como o voil de algodão, lembrando bordado inglês – foram algumas das apostas. A cartela de cores privilegiou os tons apastelados, como creme, bege e off-white, misturados com cinza-mescla.
No entanto, também houve espaço para os tons mais fortes, como magenta, uva e vermelho. "Comecei a pensar nas camisolas e aí criei as peças, sem pensar em romantismo. Tanto que misturei com a alfaiataria”, disse Alexandre sobre a coleção.
Acquastudio
Os anos 40 pautaram a criação da coleção de inverno/2014 da Acquastudio, que levou à passarela uma linha sensual, com peças transparentes - inteiras ou em locais estratégicos. Os vestidos e saias tiveram destaque, desde os secos até os godês, que faziam referências ao New Look Dior, lançado em 1947, que se tornou a imagem dos anos 50.
Calças justas e curtas, além de blusas com cinturam peplum também tiveram vez. Outro diferencial da marca foi a mistura de texturas; e os tons ficaram entre rosa-claro, cinza-mescla, vermelho e do preto.
Fernanda Yamamoto
Cores fortes, estampas e silhueta alongada deram o tom da coleção apresentada por Fernanda Yamamoto, que buscou inspiração na feminilidade dos anos 50. Saias, vestidos e casacos amplos dominaram o desfile, mas alguns poucos modelos acinturados também tiveram fez.
Os ombros vieram arredondados, com mangas largas, seguindo a ideia de roupas inspiradas em dobraduras. As estampas florais, exclusivas feitas com técnica de grafite, tiveram bastante destaque.
Vitorino Campos
O baiano Vitorino Campos apresentou 23 looks inspirados na natureza e na fotografia de Irving Penn, autor de fotos de Gisele Bündchen e Kate Moss nuas. Entre os destaques, estão as camisas mais largas, em contraposição às calças e vestidos mais ajustados às curvas femininas.
As fendas apareceram com zíperes nas saias justas, e os casacos vieram longos e compridos, com aplicações e impressões em relevo. As estampas trouxeram grafismo e xadrez pied-de-poule ampliado.
As cores variaram entre os tons de cinza claro, preto ou bordô, além dos pretos ou brancos lisos. Entre os acessórios, destaque para as botas abertas atrás, usadas com meias soquetes transparentes. A top Cintia Dicker fechou o desfile, usando um tubo preto, com zíperes em cima e embaixo atrás.
Juliana Jabour
A estilista encerrou o segundo dia de desfiles com uma coleção esportiva, porém, sofisticada. O moletom deu o tom da linha, e foi usado como material nobre: liso, quadriculado, com aplicações ou telas. A grife também aposta no couro matelassado, cetim e neoprenes.
Blusões, jaquetas bombers, joggings, conjuntos esportivos e saias curtas tiveram destaque, além dos modelos mullet, longos, justos e com peplum. Entre as cores e estampas, o grafismo em preto e branco imperou; além de listras e xadrezes no estilo damier.
Famosos
O segundo dia do SPFW começou com a presença de Sabrina Sato no desfile de Alexandre Herchcovitch. “Moda é arte e tem tudo a ver fazer o desfile aqui no Theatro Municipal”, afirmou a apresentadora sobre a escolha do espaço.
Sabrina também comentou sobre as suas frequentes mudanças de visual, e afirmou que adora mudar. “Mudo mais do que o cabelo aguenta. Ele sofre, mas eu amo fazer essas mudanças. Se vou gravar verão em Ibiza, por exemplo, fico loira. Aí volto, corto franja. Sempre gostei de mudar. Quando era adolescente eu passava até papel crepom”, disse.
As globais também marcaram presença no evento. Fernanda Machado e Marina Ruy Barbosa, que são inimigas na ficção, participaram juntas do lançamento de uma linha de bolsas neste segundo dia do evento.
Fernanda comentou um pouco sobre os bastidores de Amor à Vida, trama das nove na qual interpreta a personagem Leila. Ela disse que a polêmica envolvendo o cabelo da colega Marina – que supostamente teria que raspar os fios por interpretar uma paciente terminal de câncer – gerou tensão no elenco. “ A situação foi chata, então eu e o Ricardo Tozzi fomos cuidadosos com a Marina".
A atriz também contou o fim que gostaria que Leila tivesse na novela. "Adoraria que ela terminasse a novela vendendo cachorro-quente na 25 de março, porque uma clínica psiquiátrica seria pouco para ela".
Marina Ruy Barbosa, por sua vez, também teve que responder perguntas relacionadas a uma possível polêmica envolvendo a entrada de Sophia Abrahão na novela. Boatos indicavam que ela teria ficado chateada com a novidade, mas a atriz desmentiu e disse que os comentários não passaram de fofocas.
Marina chegou ao evento usando um modelo ousado, um blazer sem naa por baixo. Ela disse que costumas se inteirar sobre as tendências de moda na Internet.
Sobre o caminho que Nicole vai tomar na trama, a atriz deu algumas pistas, e afirmou que a personagem irá beijar Thales, interpretado por Ricardo Tozzi.
Matheus Verdelho também deu o que falar pelos corredores do evento, onde circulou apenas um dia depois de anunciar o fim do romance com Bárbara Evans. Questionado sobre a novidade, ele desconversou: “tudo o que eu tinha para dizer eu já disse no Twitter”.
Sobre a conturbada relação entre Bárbara e a mãe, Monique Evans, Matheus disse que também preferia não se intrometer. O namoro dos dois começou no reality show A Fazenda, que ele lembrou como uma grande oportunidade. “Foi demais, o programa me abriu muitas portas. Lá teve muito estresse, mas eu aprendi a ter mais paciência e a dar valor para coisas mais simples do dia a dia”.
Entre os demais famosos que prestigiaram o segundo dia do SPFW estavam a atriz Bárbara Paz, a cantora Paula Lima e a modelo Talytha Pugliesi.
Terra transmite desfiles do SPFW
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.