Ficha técnica da Erika Ikezili
Data de nascimento da grife: 1° de novembro de 2000
Nome da estilista: Erika Ikezili
História da grife: A estilista paranaense formou-se em desenho de moda na Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, em 1999. Na época, trabalhava como assistente no ateliê de Alexandre Herchcovitch, na área de produção. Em 2000, estreou nas passarelas, sendo a primeira experiência no Projeto Lab ¿ Casa de Criadores, no mesmo período em que começou a comercializar suas criações no Mercado Mundo Mix. Em seguida, passou a integrar o Amni Hot Spot.
Primeiro desfile no Fashion Rio: Janeiro de 2005, com a coleção de inverno do ano.
Quantas vezes desfilou no SPFW: Dez
Fatos marcantes: Desfile em junho de 2008 no Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera. A apresentação contou com o som de taikos (tambores japoneses).
Resumo das duas últimas temporadas:
Verão 2010 - Conhecida por seu trabalho com dobraduras em tecidos, Erika Ikezili usou o mesmo recurso para dar para contorno a golas, barras de vestidos, saias e detalhes de blusas. Estas, aliás, ganharam volume concentrado em mangas bufantes. Erika exibiu uma coleção predominantemente de mínis que foram acinturadas por meio de cintos bem finos ou faixas que resultaram em laços nas costas do corpo da mulher. O xadrez apareceu no avesso das peças ou de forma discreta em detalhes, assim como a renda presente para dar acabamento nas barras.
Inverno 2009 - Uma das bases das peças foi o furoshiki, tecido versátil, que pode ser usado desde em embrulhos de presentes e sacolas de compras até na decoração. A construção desses itens utiliza uma técnica similar à do origami, que consiste em dar formas ao papel apenas dobrando-o. A arte da coreana Amy Sol também serviu de inspiração para a estilista. Amy retrata jovens orientais em momentos retrospectivos e empresta seu tom feminino aos looks, que vêm em tons pastel.
Ficha da estilista: Erika Ikezili
Hobby: "Ler livros."
Nas minhas horas vagas:"Me cuido. Massagem etceteras de beleza."
Minha mania:"Criar planilhas."
Meu prato:"Shimeji na manteiga e sushi califórnia."
Meu filme:"O Livro de Cabeceira, de Peter Greenaway."
Minha música:"Nada Além do Sangue, interpretada por Fernandinho e composta por Matt Redman."
Meu ídolo:"Salvador Jesus Cristo."
Momento marcante na vida:"Batismo com Espírito Santo."
Momento marcante na carreira: "Meu primeiro estágio, no ateliê Alexandre Herchcovitch."