Gisele novinha, Xuxa, pelados: veja momentos marcantes SPFW
O evento de moda de São Paulo comemora 20 anos de vida; o Terra separou alguns desses momentos para relembrar
O São Paulo Fashion Week começa nesta edição a comemoração de seus 20 anos. Pode parecer precipitado, já que os desfiles começaram em 1996, apresentando as tendências de verão de 1997. Tendas foram armadas sobre as Marquises do Ibirapuera, com capacidade para 300 pessoas, ao estilo da Semana de Moda de Nova York, para que 31 grifes desfilassem.
O nome era ainda Morumbi Fashion. Gisele Bündchen era apenas mais uma entre tantas jovens modelos que estreavam nas passarelas nacionais (Fernanda Tavares, Gianne Albertoni, Isabelli Fontana, Luciana Curtis). Tinha seus 15 anos. Hoje, não se pode desfilar antes dos 16. Em 2001, o evento mudou de nome e passou a se chamar São Paulo Fashion Week.
De lá para cá, muita coisa aconteceu. Teve mais Gisele e mais Gisele e mais Gisele. E terá Gisele dia 4 de novo para a Colcci. Teve homem tomando banho pelado para a Rosa Chá, quando ainda era comandada por Amir Slama. Teve Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Isabelli Fontana. Teve seio de fora, pelos pubianos à vista. Teve desfile da Cavalera no Tietê, muitas emoções e momentos de alegria nas apresentações de Ronaldo Fraga e vestidos de papel sendo rasgados em plena passarela de Jum Nakao, que desde então nunca mais desfilou. E isso foi há 10 anos.
“Em 2015, o SPFW completa 20 anos com o olhar voltado para os próximos 20 anos. As próximas três edições celebrarão o legado da construção e transformação provocados pela principal semana de moda do hemisfério sul, trazendo novos olhares e reflexões que inspiram a criação”, diz o texto oficial do evento. Para entrar na onda da comemorações, que tal relembrar alguns momentos marcantes dessa história? Vem ver.
Sim, é ela
Foto: Claudia Guimarães/SPFW/Divulgação
Gisele Bündchen na primeira edição do evento em 1996, que ainda se chamava Morumbi Fashion
Sim, são elas
Foto: @fernandatavares_official/Instagram/Reprodução
A modelo Fernanda Tavares postou recentemente uma foto no Instagram do backstage do desfile da Zoomp em setembro de 1996: Gisele Bündchen à esquerda, Isabella Fiorentino à direita, Gianne Albertoni ao lado de Gisele e Fernanda de camisa cinza. Na legenda: “1996 – Morumbi Fashion, lembra @pborgesj???”, fazendo referência ao criador do evento Paulo Borges.
Alguns anos depois...
Foto: SPFW/Divulgação
Gisele no último desfile da Colcci, em março desse ano, em parceria retomada há um ano.
Que Gisele, que nada
Foto: SPFW/Divulgação
Na primeira edição do Morumbi Fashion, em julho de 1996, quem brilhou mesmo na passarela foi uma sensualíssima Vera Fischer, para a Forum, com vestido preto e rosa vermelha na frente.
Ilarilarilariê (ô, ô, ô)
Foto: SPFW/Divulgação
Em julho de 2000, ainda sem precisar usar “eternamente” a bota ortopédica por conta da sesamoidite nos pés, foi a vez da apresentadora Xuxa subir à passarela do desfile de Lino Villaventura. Quem disse que decotão é coisa recente difundida por Kim Kardashian?
Foto: SPFW/Divulgação
No backstage, ao lado de Lino Villaventura, a rainha dos baixinhos com outro decotão e sombra azul
Alê, Alê, Alê
Foto: SPFW/Divulgação
O verão de 1996-1997 pensado por Alexandre Herchcovitch nos primórdios do Morumbi Fashion. Naquela época, corsete jeans sobre maiô de lycra era muita ousadia.
Quantas emoções
Ronaldo Fraga, sem dúvida, é um dos estilistas que mais emocionam ou empolgam a plateia. Suas homenagens e inspirações se traduzem em desfiles cheios de história para contar. E algumas polêmicas.
Foto: Namídia/Divulgação
Um dos mais emocionantes desfiles de Ronaldo Fraga foi feito em homenagem à estilista Zuzu Angel, em junho de 2001, morta em acidente de carro atribuído ao regime militar, pois era incansável na busca de seu filho preso pela ditadura.
Foto: Namídia/Divulgação
Dez anos depois, em junho de 2011, Ronaldo Fraga homenageia Noel Rosa, com direito a samba ao vivo e Carnaval com plateia, modelos e músicos juntos na passarela.
Foto: Namídia/Divulgação
A coleção de verão 2014, de Ronaldo Fraga, desfilado em março de 2013, gerou polêmica, por conta dos cabelos feitos com palha de aço. Movimentos negros acusaram o estilista de racista. A ideia era fazer uma homenagem aos negros que deram a cara ao futebol arte do Brasil.
Desconstrução da moda
Foto: Reinaldo Marques/Terra
Foi um susto imenso da plateia ao ver aqueles lindos vestidos de papel, que pareciam origamis, com dobraduras delicadas, serem simplesmente rasgados em plena passarela pelas modelos. Algumas pessoas choraram, outras simplesmente ficaram imobilizadas na cadeira. O estilista Jum Nakao, autor da performance, fazia parte do projeto Costura do Invisível, com livro e CD. Depois da apresentação, Jum nunca mais apresentou uma coleção.
Que cheirinho é esse???
Foto: Marcelo Pereira/Terra
Vários lugares de São Paulo serviram como cenário para os desfiles. Um dos mais inusitados foi o rio Tietê, onde a Cavalera apresentou sua coleção em janeiro de 2008. Sob garoa e ao som de sirene, a ideia era refletir sobre a degradação das águas do rio. Hoje, até a água está difícil para uma apresentação dessas.
As peladonas
A Neon , que não existe mais como grife, fez alguns dos desfiles mais marcantes do SPFW, principalmente em ousadia.
Foto: Carlos Zambrotti/AgNews
Em 2009, sob as marquises do Ibirapuera, a modelo Malana desfilou para a Neon um maiô fio dental que arrancou gritos e assovios da plateia.
Foto: Francisco Cepeda/AgNews
Para o verão 2011, a Neon fez um desfile à beira da piscina do Complexo Desportivo Baby Barioni. Foi lá que a modelo Daniela Piala entrou envolta em plástico com um aplique de cavanhaque na região pubiana. “Eu tive de entrar na passarela me imaginando repleta de joias. Incorporei e fui", disse ao Terra logo depois do desfile que aconteceu em junho de 2010.
Foto: Terra
Em 2008, Rita Comparato e Dudu Bertholini já haviam colocado no desfile da Neon modelo só com um acessório étnico para tampar as partes íntimas. Já os seios... Sim, pessoal, é desfile de moda.
E, ufa meninas, um peladão
Foto: Marcio Madeira/Especial para o Terra
Para o desfile de verão 2009, desfilado em junho de 2008, Amir Slama, ainda à frente da Rosa Chá, colocou um peladão tomando uma ducha na passarela, para delírio das mulheres presentes. Nada mais apareceu, viu?
Foto: Bruno Santos – Terra
As modelos Isabel Hickmann e Alicia Kuczman aprontaram no final do desfile de Lino Villaventura dia 31 de outubro de 2013. Vestidas de divas sensuais, as duas deram um beijo na boca. Sinal dos tempos.
Foto: AgNews
Calcinhas? Não. Biquínis da grife Adriana Degreas que deixam o bumbum à mostra. Você usaria? Nem a gente, viu?
O bonitão e elas...
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Em janeiro de 2011, o ator Ashton Kutcher entrou na passarela no fim do desfile da Colcci, para o qual era garoto propaganda. Na passarela, nada menos que Alessandra Ambrosio e Gisele Bündchen. Colírio para os olhos deles e delas...
Adeus!!!
Foto: Bruno Santos/Terra
O ator Paul Walker, morto em dezembro de 2013, foi o astro do desfile da Colcci em março do mesmo ano, ao lado das angels Izabel Goulart e Erin Heatherton.
Sensual, não, sexy, sexy, sexy
Foto: Rogerio Lima/Terra
Sem dúvida, esses quase 20 anos de SPFW têm muita história para contar. O próximo capítulo começa a ser escrito hoje. Mas antes, uma foto de Adriana Lima, que fez vários e vários desfiles no São Paulo Fashion Week, até se tornar uma das modelos mais sexy do mundo. Na foto, apresentação da Triton em 2001, com muita transparência... Pena que ela não volta este ano, para o desfile da linha Versace para Riachuelo, que acontece dia 6. É ela a garota propaganda da coleção. Sniff!!!
Line-up
Domingo (2/11)
18h Coca-Cola Jeans
Segunda-feira (3/11)
16h Animale
17h Uma Raquel Davidowicz
18h Victor Dzenk
19h Tufi Duek
20h PatBo
21h Cavalera
Terça-feira (4/11)
10h Pedro Lourenço
12h30 Reinaldo Lourenço
14h30 Pat Pat's
16h30 Lolitta
18h00 Giuliana Romanno
19h00 João Pimenta
20h00 Colcci
Quarta-feira (5/11)
10h00 Alexandre Herchcovitch
11h30 Ellus
14h00 Lilly Sarti
15h30 Ronaldo Fraga
16h30 Vitorino Campos
18h00 Sacada
19h00 Triton
20h00 Iódice
Quinta-feira (6/11)
10h00 Patrícia Viera
13h30 Gloria Coelho
14h30 Fernanda Yamamoto
15h30 GIG Couture
16h30 Têca por Helô Rocha
17h30 Juliana Jabour
18h30 Lino Villaventura
19h30 Osklen
21h00 Versace para Riachuelo
Sexta-feira (7/11)
14h30 2nd Floor
16h00 Acquastudio
17h00 Apartamento 03
18h00 Wagner Kallieno
19h00 Llas - Movimento HotSpot e Riachuelo apresentam LLAS, vencedora Prêmio do Movimento HotSpot – Categoria Moda
20h00 Amapô
21h00 TNG