Retorno de Bündchen e beijo de tops marcam 4º dia de SPFW
Momentos antes de desfilar, Gisele falou exclusivamente com o Terra e surpreendeu ao dizer que estava nervosa
Neste quarto dia de São Paulo Fashion Week, nada se compara à agitação causada pela presença de Gisele Bünchen, em retorno triunfal depois de dois anos sem desfilar por aqui. Em sua chegada, ela foi recebida por diversos fãs.
Um deles, o figurante André Felipe de Oliveira, 28, que acompanha o trabalho de Gisele há 13 anos, segurava um quadro com o seu rosto. Seu objetivo era entregar o quadro para a top, mas isso não foi possível devido à massiva presença de seguranças ao redor da estrela.
Apesar de não ter conseguido atender Felipe, Gisele demonstrou simpatia dentro e fora da passarela. Momentos antes de desfilar, falou exclusivamente com o Terra e surpreendeu ao dizer que estava nervosa e com frio na barriga.
Depois do desfile, ela foi aplaudida de pé e interagiu com a plateia: ao receber um chapéu vindo do público, colocou imediatamente e, sorrindo, deixou a passarela.
Outro desfile que deu o que falar foi o de Lino Villaventura, que apresentou nada menos do que um beijo entre duas tops brasileiras: Alicia Kuczman e Isabel Hickmann.
Destaque também para o desfile de Pedro Lourenço, que apresentou uma coleção feminina e elegante; e Glória Coelho, que retornou ao SPFW depois de uma pausa de duas temporadas.
Pedro Lourenço
O desfile de Pedro Lourenço abriu o quarto dia do SPFW e foi realizado no teatro da FAAP. O estilista fez algumas exigências, entre elas, não falar sobre a polêmica envolvendo a Lei Rouanet – ele foi um dos contemplados para buscar apoio em troca de renúncia fiscal das empresas, no valor de R$ 2,8 milhões.
A coleção apresentada foi inspirada em Carmen Miranda, entre o passado e o futuro, com uma leitura tecnológica. As peças alongam a silhueta feminina e inspiram elegância, entre tubinhos, saias-lápis, calças justas de cintura alta, blusas cropped e casacos.
As maxiestampas e o animal print marcaram presença, mas o destaque principal ficou por conta dos tecidos em telas quadriculadas, além das malhas de cristal. Também tiveram espaço as assimetrias sutis nos tops e peplum. A paleta de cores trouxe roxo, azul, nude, degradé, preto e branco.
Pat Pat's
A marca de Andrea Viera Baptista, que é filha da também estilista Patricia Viera, fez sua estreia no SPFW. A marca trouxe peças com franja, rasgos, estampa de cobra e muito preto e dourado.
Gloria Coelho
Depois de pular duas edições do evento, Gloria Coelho voltou ao SPFW apresentando vestidos justos, que remetem aos anos 60, além de decotes profundos. Outro recurso que já é característico de Gloria voltou a aparecer: os recortes vazados com tiras ou pedaços de tecidos aplicados sobre tule ilusion.
As transparências também apareceram na barriga, nas mangas, no decote na frente ou nas costas.
Destaque também para os vestidos curtos usados com leggings; os longos que pareciam 2 em 1: corpete e saia, os pulôveres que misturam tricô e couro com barra arredondada, e as jaquetas com mangas transparentes, algumas transparências estratégicas e as aplicações de cristais Swarovski. As cores variaram entre preto, cinza, nude, branco e algum vermelho e azul.
Ronaldo Fraga
Inspirado no tema Carne Seca, Ronaldo Fraga fez uma verdadeira viagem para o interior do Brasil para desenhar sua coleção para o inverno de 2014. Desde a cenografia, composta por árvores secas e cactos, até os elementos presentes nas peças faziam referência ao sertão brasileiro.
Os tons da seca, da terra e da pobreza deram cor à coleção, feita com 90% de couro, em saias coluna, camisas, blusas de cortes quadrados e calças mais curtas, mas mais ajustadas ao corpo feminino como o de costume.
Além do couro, também apareceram os tecidos mais nobres, como seda, linho, algodão em bouclê, tressês de organza de cetim, além dos crochês pesados.
Patricia Motta
Shirley Mallmann abriu o desfile da mineira Patricia Motta, em sua estreia no SPFW. Tendo como inspiração a molécula de gelo, ela apresentou peças vazadas, desenhos em preto e branco, além de couro de carneiro em peças lisas, matelassadas, bordados e em trabalhos de tricô manual.
A linha, bastante feminina, transitou entre o formal e o informal. Sais curtas, vestidos com aplicação de cristais Swarosvski, calças curtas e muito tule compõem a coleção de inverno/2014 da estilista.
Lino Villaventura
Lino Villaventura apresentou nada menos do que duas tops se beijando na passarela: Alicia Kuczman e Isabel Hickmann, irmã de Ana Hickmann, trocaram um caliente beijo ao final do desfile.
A apresentação começou com homens e mulheres com vestidos pretos e látex colorido escorrendo na cabeça e no rosto. Sentados em cadeiras de acrílicos estampadas, simularam sofrimento.
Em seguida, uma sequência de modelos com vestidos feitos com as mais variadas opções de seda: organza, gaze, tule, jacquard, jérsei, além de cetim.
Além de desfilar a coleção, as tops fizeram passagens performáticas, que culminaram com o beijo e uma grande festa entre os mutantes do início da apresentação e as modelos.
Colcci
Com o retorno da übermodel Gisele Bündchen à passarela do SPFW, todos os olhares se voltaram para o desfile da Colcci. Depois de um hiato de dois anos sem desfilar no evento, Gisele mostrou que está em plena forma e que, apesar da extensa bagagem, ainda tem seus momentos de tensão. “Estou nervosa”, afirmou, em entrevista ao Terra, momentos antes de fazer sua entrada triunfal.
A última entrada da diva, que fechou o desfile, chamou a atenção pelo ousado decote em V que evidenciou a boa forma da top. Izabel Goulart e Erin Heatherton também foram destaques da marca.
A coleção, inspirada na pegada esportiva, trouxe telas vazadas, jeans e peças de modelagem dos anos 90, além de conjuntos de moletom, blusões, jaquetas bombers e calças jogging.
Famosos
Muitas personalidades circularam pelos corredores do SPFW nesta quinta-feira (31). Em meio aos famosos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também marcou presença no evento e foi recebido por Paulo Borges.
Cercado por seguranças, destacou a importância do segmento. "É importante destacar a beleza do SPFW, que faz de São Paulo um grande centro de moda. Moda é emprego, movimenta a economia, fortalece o turismo de negócios e agrega valores.”
Já entre as celebridades, os assuntos sobre boa forma não pararam de pipocar, mas o fim do relacionamento de Mateus Verdelho e Bárbara Evans também voltoU a ser pauta. Isso porque Gominho, que é amigo de Bárbara e ex-participante do reality show A Fazenda, comentou o ocorrido. “Eles tentaram fazer dar certo. Ela está triste, mas está melhorando aos poucos. O segredo agora é trabalhar bastante, porque isso cura qualquer coisa”.
Quando o assunto é corpo, Gaby Amarantos mostrou estar feliz com os resultados do quadro Medida Certa, do Fantástico. Ela acredita que a novidade a ajudou a melhorar a saúde e o condicionamento físico. No entanto, condena a ditadura da magreza. “ A obsessão pela magreza tá super fora de moda, a minha vibe é ter saúde".
Já a modelo Izabel Goulart, que foi um dos destaques da Colcci, aproveitou para dar sua opinião sobre a polêmica em torno de sua magreza. Recentemente, a revista Marie Claire reproduziu uma foto da top à beira da piscina, com o título: “Izabel Goulart se despede do Rio de Janeiro e mostra corpo perfeito”.
A modelo discorda. "Fico muito feliz com o elogio, mas eu não considero meu corpo perfeito. Cada um tem o seu estilo de corpo perfeito", disse, acrescentado que pratica do kick-boxing e pilates todos os dias para manter o tanquinho em ordem.
Quem também falou sobre boa forma foi a atriz Fabiana Karla, que atualmente dá vida à personagem Perséfone de Amor à Vida. Ela ressaltou que prefere não levantar bandeiras, especialmente quando o assunto é o preconceito com as gordinhas. "Não levanto bandeira. Não faço apologia a nada, só à felicidade e ao bem-estar. Então eu grito: 'divirtam-se, curtam, ousem'. O bem-estar e a diversão fazem parte".
Mirella Santos, que também marcou presença no quarto dia do evento, mostrou-se despreocupada com as questões do corpo, embora recentemente tenha comemorado nas redes sociais o fato de ter perdido 10 quilos. No momento, a apresentadora está mais focada em curtir uma futura maternidade. "Eu não estou mais precavida (sobre ser mãe), será na hora que Deus mandar”, disse.
Terra transmite desfiles do SPFW
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.