O São Paulo Fashion Week completou 40 edições na última sexta-feira (23), quando terminaram os desfiles de inverno 2016. As tendências nesses 20 anos foram e voltaram. Muitas delas, vistas anos atrás, apareceram também para a próxima estação fria.
O Terra selecionou 12 delas, que já foram mostradas em outros tempos, inclusive na passarela do antigo Morumbi Fashion, que passou a ser o SPFW, como conhecemos hoje. Até Gisele Bündchen está na nossa seleção.
Gisele Bündchen usa body prateado no desfile da M.Officer, em 2000, quando o evento se chamava ainda Morumbi Fashion. Para o inverno 2016, a Ellus trouxe o prata como tendência.
O dourado já foi tendência desfilada por Ana Hickmann em 2003 para Alexandre Herchcovitch. No último desfile, Samuel Cirnansck também usou o dourado para sua roupa de festa.
A transparência, tão em alta nos desfiles de 2016, não é coisa nova. Em 2003, Ana Claudia Michels usou o recurso em tom amarelo para a Zoomp. A Animale apostou na mesma cor na última apresentação. O decote também foi a solução da Ellus, em 2003.
Renda e transparência para vestidos de noite também vão e voltam. Samuel Cirnansck (esquerda) usou o recurso em 2014; e Helô Rocha apostou na ideia para o inverno 2016.
As tramas também não são novidades. Em 2001, a Patachou (esquerda) mostrou a tendência. No último SPFW, várias grifes também a apresentaram, como a Ratier.
Raquel Zimmermann desfilou com vestido de crochê para a Patachou em 2003. A Ratier também usou o trabalho manual em sua estreia no último SPFW.
As calças clochard (larguinhas e de cintura alta) apareceram na Cori, em 2010, e na GIG Couture, para o inverno 2016.
Ana Beatriz Barros usou top cropped em 2000, com decote tartaruga (golinha alta e ombros à vista). A Ellus trouxe blusa parecida, mas não curtinha, com Carol Trentini na passarela.
A socialite Paris Hilton desfilou há cinco anos para a Triton, com franjas no look. O recurso também foi usado pela PatBo no desfile de inverno 2016.
E o quadriculado em preto e branco? Esta padronagem também é eterna. Foi vista no desfile do estilista mineiro Renato Loureiro em 2001 e na Ellus, em 2015.
As listras também aparecem quase sempre, como no desfile da Iódice, nó último SPFW, e na Zoomp, em 2003.
O xadrez em p&b também não morre nunca. Foi tendência em 2010, com a Colcci (à esquerda) e Ronaldo Fraga (à direita). No desfile de Alexandre Herchcovitch (centro), no domingo (18), também estava lá.