Alguns produtos – como Coca-Cola, Toddynho e o bombom Sonho de Valsa – nunca saem de moda nas gôndolas do supermercado. Nas araras fashion, apesar da grande rotatividade das tendências, também existem os artigos “queridinhos”, que atravessam gerações, muitas vezes perpetuados por estrelas do cinema e da música.
Essa semana, o modelo Nike Air celebrou 30 anos de vida e, ao longo dessas três décadas, inspirou mais de 2 mil versões. Seguindo essa onda de nostalgia, o Terra separou outras peças que acabaram se tornando símbolos, assistindo a transformação de muitas gerações. Confira.
A sandália de borracha, que antigamente não tinha glamour nenhum, nasceu em 1962 e teve como modelo uma peça japonesa chamada Zori, com solado de palha de arroz – o que inspirou a textura do calçado, parecida com grãozinhos de de arroz. Na década de 80, elas já eram muito vendidas, mas em 1994, depois de uma mudança no plano de comunicação da marca, elas passaram a ter outro valor, que foi seguido da criação de modelos, estampas e cores mais modernos. A partir do ano 2000, as Havaianas começaram também a ser objeto de desejo dos estrangeiros e, atualmente, seguem como a queridinha dos turistas, sendo encontradas também em diversas capitais do mundo.
Nike Air Force 1
O modelo, criado em 1982, inspirou mais de 2 mil versões e comemora, em 2012, 30 anos de vida. O Lunar Force 1 é a mais nova releitura do calçado, que foi criado inicialmente para jogadores de basquete. Ao longo dos anos, acabou virando ícone de estilo, adotado por muitos famosos ao redor do mundo.
Calça Levi’s
A empresa nasceu em 1873, quando Levi Strauss e Jacod David passaram a confeccionar calças com tecido Denin, reconhecido depois como "blue jeans". Ícones como Elvis Presley acabaram repercutindo a marca, ao usar as peças em shows e aparições públicas. Em 1918, a companhia lançou no mercado o seu primeiro produto para mulheres. O modelo 501 é um dos mais tradicionais e, até os dias atuais, um dos mais famosos da grife, com grande aceitação dos consumidores.
Aviador Ray-Ban
O modelo celebrou 75 anos de existência em 2012 e, ao longo das décadas, foi imortalizado por inúmeras celebridades que se renderam à marca. Para comemorar o sucesso duradouro, diversos eventos ressaltaram a importância da grife, como o livro Setenta e Cinco, lançado no último mês de outubro em São Paulo, que traz 75 retratos de personalidades nascidas entre 1937 e 2012, todas clicadas pelo fotógrafo Bob Wolfenson, usando o acessório.
Tailleur Chanel
A criação do tailleur, conjunto de saia com casaco, é atribuída ao costureiro inglês John Redfern, ainda no século 19. A partir da Segunda Guerra Mundial suas formas começaram a ficar ainda mais femininas e a popularização das peças aconteceu devido à estilista Coco Chanel, que fez sua marca com modelos confeccionados em tweed.
Camisa polo Lacoste
As camisas polo da marca Lacoste podem ser encontradas em várias cores, mas têm sempre uma coisa em comum – a aplicação de um crocodilo bordado no lado esquerdo do peito. A grife, criada em 1933 pelo campeão de tênis Henri Lacoste, fabricava camisas para o esporte que, segundo o livro Dicionário Ilustrado da Moda, foram as primeiras roupas com marca à vista.
Melissa
A “Melissa Aranha” foi o primeiro modelo da marca, criado em 1979. A febre da sandália foi grande na década de 80, quando ainda era muito associada ao público infantil. Ao longo dos anos, o modelo recebeu inúmeras releituras, com design assinado por estilistas famosos como Alexandre Herchcovitch, J.Maskrey, Isabela Capeto e com a grife Neon.
Alpargatas
O sapato ficou famoso nas décadas de 70 e 80. Nascido na Argentina, teve em 2012 o ano da sua “volta” oficial, visto nos pés de famosas de todo o mundo. O modelo, geralmente feito com solado de corda, tem a cara do verão e ganhou muitas estampas, cores e estilos, o que trouxe um ar moderno e acabou caindo nas graças de marcas como Schutz, Miezko e Perky. A Havaianas também tem sua versão, com solado de borracha.
Algumas peças, mesmo as que nascem de maneira pretensiosa, viram clássicos, se reinventam e resistem ao tempo. A sandália de borracha Havaianas, que antigamente não tinha glamour nenhum, nasceu em 1962 e teve como modelo uma peça japonesa chamada Zori, com solado de palha de arroz o que inspirou a textura do calçado, parecida com grãozinhos de de arroz
Foto: Divulgação
Na década de 80, as Havaianas já eram muito vendidas, mas em 1994, depois de uma mudança no plano de comunicação da marca, elas passaram a ter outro valor, que foi seguido da criação de modelos, estampas e cores mais modernos. A partir do ano 2000, as Havaianas começaram também a ser objeto de desejo dos estrangeiros e, atualmente, seguem como a queridinha dos turistas, sendo encontradas também em diversas capitais do mundo
Foto: Divulgação
As alpargatas ficaram famosas nas décadas de 70 e 80. Nascido na Argentina, teve em 2012 o ano da sua volta oficial, visto nos pés de famosas de todo o mundo
Foto: Getty Images
O modelo, geralmente feito com solado de corda, tem a cara do verão e ganhou muitas estampas, cores e estilos, o que trouxe um ar moderno e acabou caindo nas graças de marcas como Schutz, Miezko e Perky. A Havaianas também tem sua versão, com solado de borracha
Foto: Reprodução
A Havaianas também tem sua versão de alpargata, com solado de borracha
Foto: Divulgação
As camisas polo da marca Lacoste podem ser encontradas em várias cores, mas têm sempre uma coisa em comum a aplicação de um crocodilo bordado no lado esquerdo do peito
Foto: Divulgação
A grife, criada em 1933 pelo campeão de tênis Henri Lacoste, fabricava camisas para o esporte que, segundo o livro Dicionário Ilustrado da Moda, foram as primeiras roupas com marca à vista
Foto: Getty Images
A Levi's nasceu em 1873, quando Levi Strauss e Jacod David passaram a confeccionar calças com tecido Denin, reconhecido depois como "blue jeans". Ícones como Elvis Presley acabaram repercutindo a marca, ao usar as peças em shows e aparições públicas
Foto: Divulgação
Em 1918, a companhia lançou no mercado o seu primeiro produto para mulheres. Ícones como Elvis Presley acabaram repercutindo a marca, ao passar a usar as peças em shows e aparições públicas
Foto: Getty Images
O modelo 501 da Levi's é um dos mais tradicionais e, até os dias atuais, um dos mais famosos da grife, com grande aceitação dos consumidores
Foto: Divulgação
A Melissa Aranha foi o primeiro modelo da marca, criado em 1979. A febre da sandália foi grande na década de 80, quando ainda era muito associada ao público infantil
Foto: Divulgação
Ao longo dos anos, o modelo recebeu inúmeras releituras, com design assinado por estilistas famosos como Alexandre Herchcovitch, J.Maskrey, Isabela Capeto e com a grife Neon
Foto: Divulgação
O modelo Nike Air Force 1, criado em 1982, inspirou mais de 2 mil versões e comemora, em 2012, 30 anos de vida
Foto: Divulgação
O Lunar Force 1 é a mais nova releitura do calçado, que foi criado inicialmente para jogadores de basquete. Ao longo dos anos, acabou virando ícone de estilo, adotado por muitos famosos ao redor do mundo
Foto: Divulgação
O modelo aviador da Ray Ban celebrou 75 anos de existência em 2012 e, ao longo das décadas, foi imortalizado por inúmeras celebridades que se renderam à marca
Foto: Divulgação
Para comemorar o sucesso duradouro, diversos eventos ressaltaram a importância da grife, como o livro Setenta e Cinco, lançado no último mês de outubro em São Paulo, que traz 75 retratos de personalidades nascidas entre 1937 e 2012, todas clicadas pelo fotógrafo Bob Wolfenson, usando o acessório
Foto: Getty Images
A criação do tailleur, conjunto de saia com casaco, é atribuída ao costureiro inglês John Redfern, ainda no século 19
Foto: Getty Images
A partir da Segunda Guerra Mundial suas formas começaram a ficar ainda mais femininas e a popularização das peças aconteceu devido à estilista Coco Chanel, que fez sua marca com modelos confeccionados em tweed
Foto: Getty Images
O modelo virou um clássico, importalizado por personalidades famosas, como Lady Di
Foto: Getty Images
Nas passarelas, ele também sempre marca presença, como em um desfile estrelado pela mega top Claudia Schiffer
Foto: Gerard Julien / AFP
Em 2012, em um desfile na capital da moda, Paris, o tailleur se reafirma como tendência