Top retoma carreira após acidente de carro há 12 anos
A modelo Kiara Kabukuru, famosa nos anos 1990, pensou que sua carreira havia acabado, após acidente de carro que quase a matou. Porém, depois de diversas cirurgias de reconstrução e mais de uma década, a top está pronta para voltar a ativa, segundo o jornal Daily Mail. Kiara, hoje com 37 anos, chegou a desfilar pela Victoria’s Secret antes de ser atingida por um caminhão quando andava de bicicleta em Nova York, em 2000.
Após ter o rosto mutilado, Kiara encarou diversos procedimentos cirúrgicos e contou com o apoio de amigos, como a top Gisele Bündchen, para retomar a carreira. Agora, a modelo se prepara para participar da primeira edição da nova revista de Carine Rotifeld, a CR Fashion Book, e estrela a capa de março da revista W.
Depois de escapar de Uganda como refugiada política com seus pais, aos seis anos, Kiara foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde foi descoberta pelo fotógrafo de moda, Bill Bodwell, enquanto andava por um shopping aos 16 anos. Ao assinar contrato com a agência Ford, a top teve seu nome alterado de Alice pra Kiara, considerado mais exótico. "É confuso porque eu parei de modelagem por tanto tempo, e como eu nunca desisti oficialmente do meu próprio nome, todo mundo começou a me chamar de Alice de novo", contou à revista W. A top contou ainda que os amigos, como Gisele, que a conheceram como Kiara, demoraram anos para chamá-la pelo nome original.
O primeiro trabalho comercial de Kiara foi para a Coca-Cola, seguido por um anúncio para a Levi’s e trabalhos para a Calvin Klein, desfiles exclusivos para a Gucci em Milão, um contrato com a L’Oreal e ensaios para a Vogue. Na época a top era vista com as amigas Stephanie Seymour, Naomi Campbell, Bridget Hall e Elaine Irwin. "E então no auge de tudo isso, eu estava prestes a assinar um contrato com a Covergirl, e quando sofri o acidente", explicou ela.
A modelo foi arrastada pela calçada e se lembra de pegar seus dentes espalhados pelo chão. "[No hospital] todo mundo estava olhando com uma cara de "oh, meu Deus", mas ninguém me mostrava um espelho", contou. Com muitos ossos quebrados e machucados pelo corpo todo, Kiara precisou ter sua mandíbula, seus dentes e as gengivas reconstruídos. "Qualquer movimento era insuportável", afirmou. A top ficou em um cadeira de rodas por dois meses e não era capaz de tomar banho ou ir ao banheiro sozinha. , que estava em uma cadeira de rodas por dois meses, explicou. "Foi devastador", desabafou.
Em 2003 ela se mudou para Los Angeles, onde ela começou um rigoroso treinamento físico, e passou por sete cirurgias. Em 2008, ela já deu alguns passos para sua volta ao mundo da moda com um trabalho para a Vogue italiana. A volta para Nova York, em 2010, foi um grande passo para superar o trauma. "Eu estava muito assustada com a cidade. Então, foi uma façanha eu conseguir voltar. Eu fiz ioga todos os dias e me obrigava a fazer coisas todos os dias para me manter bem aqui", disse ela.
Foi no final de 2011 que Gisele sugeriu à amiga que retornasse à moda. "Eu sabia que havia algo inacabado. Então, questionei: ‘você já pensou em modelar de novo?’", explicou a modelo brasileira. Atualmente Kiara está prestes a fechar um contrato com uma empresa de cosméticos. "Na minha vida, houve muitas reviravoltas. Acho que eu estava provando a mim mesma a minha força e capacidade de sobreviver. E agora estou pronta", garantiu.