Trend nos tapetes vermelhos, será que a luva pega no Brasil?
Os looks que a gente vê nos tapetes vermelhos são para sonhar. E também os usados por famosas, mesmo em outros eventos, trazem detalhes que enriquecem o visual e dão aquele ar fashion mesmo em opções básicas. Um dos acessórios que têm essa função são as luvas, seja de couro, renda ou transparência. Mas será que a trend pega no Brasil? Se depender de alagumas famosas, já pegou por aqui, sim.
O consultor de moda Arlindo Grund lembrou que, no Brasil, a tendência já está sendo vista em famosos, mas as que devem pegar mesmo são as mais leves, com tecidos finos. "É uma licença poética do styling, do look. Tem a ver com a construção de imagem da pessoa que usa. Faz parte da mensagem que ela está querendo passar, o que está querendo comunicar", afirmou ao "Elas no Tapete Vermelho". E lembrou que o acessório começou a ser visto há algum tempo nos tapetes vernelhos, principalmente em temporadas frias, mas tem atravessado estações.
Já teve uma época, bem distante, que praticamente nenhuma mulher saia de casa sem um par de luvas. Isso aconteceu até meados do século 20. E havia toda uma etiqueta própria para que os acessórios fossem usados.
As mais longas eram chamadas luvas de ópera, pois eram vistas em looks refinados para as apresentações musicais. Podiam ser de seda ou couro leve. Havia ainda as curtas, para missas e eventos menos formais. Com os movimentos de contracultura que tomaram conta dos anos 1960 e décadas posteriores, saíram de moda como objeto fashion, mas de um tempo para cá estão ensaiando o retorno.
Se gosta de ousar no look, como forma de deixar a produção diferentona, há opções nada óbvias, como as peças em materiais como tule, paetês e látex, além dos tradicionais, como couro e lã. Podem não voltar a ser obrigatório como antigamente, mas se quiser fazer a diferença numa festa, por exemplo, invista no acessório. Quer se inspirar nas famosas? Confira 11 looks em que elas usaram e ousaram.
Anitta
Pode não ser prático usar uma luva branca, porque a qualquer deslize pode aparecer uma marca, uma mancha. Tirando esse inconveniente, vamos convir que o look dramático que Anitta usou no Met Gala, assinado por Marc Jacobs, está para lá de elegante, não é?
Em sua festa de aniversário, em março, Anitta também usou luva, dessa vez de vinil na cor preta, para combinar com o look da marca GCDS, composto por um body preto com saia amarela de cintura baixa e fenda poderosa. A luva levou glamour e sofisticação à produção.
Gigi Hadid
A modelo Gigi Hadid apostou no Met Gala em silhueta tipo corset, com esse look de tule bordado e transparência da Givenchy. A luva no mesmo tecido completa a produção com sofisticação e ainda valoriza os aneis e as pulseiras de pérola.
Jéssica Chastain
Todo preto, o look usado por Jessica Chastain foi composto por luva de tule transparente, com aneis por cima, e peruca loiríssima. O sinônimo de poder, com o acessório preto e os cabelos claros.
Billie Eilish
As luvas do look também todo preto de Billie Eilish no Met Gala conferem ar dramático e pesado à produção. Longos, os acessórios fazem as vezes de manga, neste visual dark.
Marina Ruy Barbosa
Marina Ruy Barbosa já apareceu com vários tipos de luvas para empoderar o look. Esse foi usado no Festival de Cannes no ano passado. Veja como o acessório de látex faz um contraponto moderno com o vestido de babados.
Na falta de um look com luvas, Marina Ruy Barbosa usou dois no evento de 10 anos da revista Forbes no Brasil, no fim de 2022. As duas produções são da Gucci, com styting de Pedro Sales. O primeiro look foi um vestido composto por body transparente, corset e saia modelo sereia de babados. O efeito luva vem na própria manga do body O segundo, saia de renda transparente, hot pants e top estruturado cropped. As luvas de renda preta combinam com a saia e valorizam o top.
Camila Queiroz
Camila Queiroz tambem é adepta das luvas e, como Arlindo Grund diz, arrasou na licença poética nos dois looks com que comemorou seu aniversário ano passado. A produção preta deixa os dedos para fora, conferindo mais praticidade. O look vermelho vem com a luva longa de látex da mesma cor e pulseira por cima. Sexy e atual na medida certa.
Sabrina Sato
E se quiser dar um up num conjunto de terno, calça e colete, que tal se inspirar no look de Sabrina Sato? Ela apostou na luva de couro preta contrastando com as peças brancas. Como os dias frios estão chegando, a produção é uma boa pedida para tirar da mesmice o terninho.