Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vestido de alta-costura pode custar milhões: entenda motivos

Jornal lista história, exigências e importância da alta costura

7 jul 2014 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários
Desfila da Atelier Versace na Semana de Moda de Paris
Desfila da Atelier Versace na Semana de Moda de Paris
Foto: Pascal Le Segretain / Staff / Getty Images

A Semana de Alta-Costura de Paris com looks de outono-inverno 2015 começou no domingo (6). Mas você sabe exatamente o que é alta-costura? Confira abaixo detalhes sobre o assunto, com dados do jornal The Telegraph:

Definição

Alta-costura é a arte de confecções luxuosas e grandiosas. Os itens são feitos sob medida à mão, resultando em peças que são únicas e meticulosamente perfeitas.

História

A alta-costura era uma necessidade para as parisienses de classe alta no século 19. As mulheres iam às casas de costura para ter roupas sob medida que as distinguiam do restante, tornando impossível que mais de uma convidada usasse a mesma roupa em um evento. A exclusividade ainda cerca a alta-costura hoje, com o termo podendo ser usado apenas por um número muito seleto de designers.

Grife

Legalmente, uma grife só pode se identificar com o rótulo de alta-costura se aderir às rigorosas exigências do Ministério Francês da Indústria e da Fédération Française de la Couture. Em primeiro lugar, o designer deve criar roupas feitas sob medida para clientes privadas. Eles precisam empregar no mínimo 20 funcionários em seus ateliês de Paris. Finalmente, a casa de moda deve apresentar duas coleções por ano (janeiro e julho) que incluem trajes para o dia e formais para a noite.

Quem faz?

“Les petite mains” (que significa, literalmente, as mãos pequenas) refere-se ao coletivo de 2,2 mil costureiras que meticulosamente produzem as criações de alta-costura. Trabalhando nos ateliês, muitas vezes são leais a uma grife, passando toda sua carreira nela.

Valores

Qualquer coisa feita à medida é mais cara que itens prontos para usar, mas a alta-costura é uma outra história. Com algumas peças levando mais de 700 horas para serem criadas e, no mínimo, 20 pessoas trabalhando nisso de uma vez, o preço é ainda mais alto. O preço das peças para o dia são a partir de £ 8 mil (cerca de R$ 30 mil), sendo que trajes mais formais e para a noite são ainda mais caros. O uso de tecidos raros e enfeites preciosos deixa o valor ainda mais alto, sendo que não é inédito que alguns itens cheguem a custar milhões.

Compradores

Os principais compradores de alta-costura já não são socialites francesas, mas pessoas da Rússia, China e Oriente Médio. Os itens podem subir de valor ao longo dos anos, se tornando objetos de coleção e, portanto, um investimento inteligente.

Exibição

As coleções são sempre exibidas no berço da alta-costura: Paris. Karl Lagerfeld explicou o impacto que aviões particulares tiveram na indústria de alta-costura, dizendo ao WWD: “A maioria dos clientes nem sequer vê a coleção no salão. A coleção vai para o país, é mostrada para as mulheres depois de fazerem uma escolha vaga no vídeo. É um mundo diferente do passado.”

Principais grifes

Nomes conhecidos, como Christian Dior, Chanel, Valentino, Elie Saab e Jean-Paul Gaultier, fazem parte do calendário oficial de alta-costura. Hervé Leroux e Zuhair Murad foram recentemente eleitos como “membros-hóspedes”. O grupo dos que não fazem mais parte desse universo inclui Yves Saint Laurent, que deixou de fazer coleções em 2002.

Principais fornecedores

Apenas os melhores materiais de artesãos mais qualificados vão fazer parte das peças de alta-costura. Assim, as grifes procuram por Lemarié para ter as melhores penas; Lesage para bordados; Massaro para sapatos; Causse para luvas.  

Rentabilidade

As casas de moda recebem pouco lucro da alta-costura. Na verdade, muitas vezes até perdem dinheiro. Despesas colossais e uma pequena clientela (existem apenas cerca de 2 mil clientes do sexo feminino no mundo) explicam o motivo de, nos últimos 60 anos, o número de grifes ter diminuído drasticamente. No entanto, a alta-costura é vista por muitos como um investimento em longo prazo, já que a imagem da marca aumenta e isso melhora a visibilidade de suas coleções tradicionais. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade