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Mulheres negras querem consumir, mas ainda são pouco incluídas no mercado da beleza

Expert e fundadora da Negra Rosa aponta lacunas do mercado ao lançar linha de skincare com foco na pele negra

23 jun 2023 - 11h45
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Mulher passando produto na pele
Mulher passando produto na pele
Foto: jacoblund / iStock

A dificuldade - tão característica para mulheres negras - na hora de encontrar o tom certo da base ou corretivo é sentida também na compra de produtos de skincare. De modo geral, as marcas brasileiras privilegiam composições para tratar a pele branca, deixando de lado metade da população.

"A gente não está incluído no mercado da beleza de uma forma verdadeira", avalia Rosângela Silva, expert em beleza, empreendedora e fundadora da marca Negra Rosa.

"Essa demora [em ter produtos pensados para esse público] é muito por conta do racismo que diz que não somos interessantes, mesmo a gente consumindo muito", acrescenta.

Mulher passando produto na pele
Mulher passando produto na pele
Foto: JLco Julia Amaral / iStock

Não é exagero dizer que as mulheres negras são grandes consumidoras. Dados divulgados pela Think with Google, em 2021, já apontavam que metade das mulheres compra e pesquisa por maquiagem para pele preta ou parda. À época, também se observou aumento de 80% nas buscas por diversidade relacionadas ao cabelo e de 15% nas buscas de skincare para diferentes tipos de pele.

Ouça mulheres negras

Foi nesse contexto que a Negra Rosa recrutou um grupo de mais de 20 mulheres para ouvir suas principais demandas de mercado. Quando o assunto é cuidados com a pele, a maior exigência era por produtos específicos que controlassem a oleosidade e assim foi feito.

Rosângela conta que a marca colheu os depoimentos e seguiu um processo de formulação e testes dos produtos que durou mais de dois anos até o lançamento da linha neste mês de junho. "Foi realmente uma escuta dessas questões. Por exemplo, [comentavam]: 'ah, porque a gente comprou um esfoliante e as partículas são sempre rosadas'. Por que não pode ser amarronzada? Trazendo essa identificação nos produtos, a gente tentou personalizar através dessa escuta", relata.

Com essa atenção ao público negro, seis novos produtos chegaram ao mercado no último dia 12: sabonete esfoliante, gel creme hidratante, água micelar, sérum renovador, sérum uniformizador e óleo facial rosa mosqueta. Os preços variam de R$ 20,60 a R$ 49,90 e os itens podem ser encontrados no site da marca, com as revendedoras Negra Rosa e em farmácias de todo o país.

Fonte: Redação Terra Você
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