Musculação pode emagrecer tanto quanto exercício aeróbico, diz estudo
Universidade australiana analisou 58 pesquisas relacionadas ao tema e percebeu que a atividade também consome gordura corporal
Não é novidade que realizar musculação pode emagrecer. Afinal, a atividade física, assim como qualquer outra, também consome calorias e favorece o processo de queima de gordura. No entanto, você já imaginou que puxar ferro na academia pode ter o mesmo efeito que correr na esteira?
É o que indica um estudo organizado pela Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália. Os pesquisadores responsáveis analisaram 58 publicações científicas sobre o assunto — treinamento de resistência. Iniciativa que permitiu verificar, ao todo, cerca de 3.000 participantes.
O objetivo central dos estudiosos era ter respostas sobre as mudanças do percentual de massa gorda nos voluntários praticantes de atividades físicas. E, para verificar o quanto a musculação pode emagrecer, realizaram uma leitura minuciosa dos dados apresentados.
A conclusão foi a seguinte: pessoas que praticam musculação tiveram, em média, 1,4% de perda de gordura no período monitorado - mesmo valor obtido em exercícios aeróbicos, como correr, dançar, nadar e caminhar.
Mas, atenção para essa parte: musculação pode emagrecer tanto quanto exercício aeróbico, mas, não necessariamente, vai interferir na perda de peso. Isso acontece porque o ganho de massa muscular em exercícios de força costuma ser maior do que em outras atividades. Dessa maneira, a perda de gordura e o ganho de músculos pode até mesmo ser equivalente e não alterar os dados da balança.
"A massa muscular gera o aumento do consumo de oxigênio pós-exercício e isso leva ao crescimento da taxa metabólica basal. Ou seja, acelera o metabolismo e, consequentemente, eleva o gasto calórico do corpo, mesmo quando ele está em repouso", explica a educadora física, Thaís Emídia.
Segundo a professora, a musculação pode emagrecer mesmo, no entanto, existem alguns treinos que podem focar na perda de gordura e acelerar ainda mais esse processo. Um bom exemplo é apostar nos circuitos, onde você seleciona alguns exercícios e aparelhos para realizar séries seguidas em cada um, sem descansar. "Ao finalizar um exercício, vá imediatamente ao seguinte, sem intervalo. O recomendado é realizar esse tipo de treino três vezes por semana, em dias intercalados", completa, Thaís.
Vale ressaltar a importância de ter orientação e acompanhamento profissional antes de se aventurar em qualquer atividade física. Para a musculação não é diferente. Um educador físico saberá avaliar as suas condições e determinar a melhor estratégia para o seu objetivo.
Fontes: Veja Saúde e Thaís Emídia, educadora física