Noiva perde 12 kg com injeção que promete desfazer gordura
Chamada de Aqualix, novo tratamento promete estourar células de gordura e eliminar os excessos por meio da urina em até três semanas
Uma noja injeção que promete resolver o problema dos "pneuzinhos" indesejados é a queridinha do momento. Chamada de Aqualyx, ela diz destruir as células de gordura e eliminar o excesso pela urina, sendo assim um tratamento alternativo à lipoaspiração. Segundo o site Daily Mail, a inglesa de Liverpool Sharon Donaldson, de 39 anos, foi uma das primeiras a tentar.
Antes de se casar com Peter, ela decidiu pagar mil libras (aproximadamente R$ 3.890) para receber o tratamento no rosto e na barriga. Assim, a solução feita de polímeros de plantas é injetada nestas regiões, fazendo com que as células de gordura se desfaçam e que os excessos sejam eliminados através da urina em até três semanas.
Sharon recebeu três injeções de solução durante três meses na clínica do Dr. James Kimilu, em Liverpool. O resultado foram 12 kg a menos e quatro tamanhos menores no manequim antes do casamento. "Sei que as pessoas pensam que é uma solução radical, mas eu queria muito ficar mais bonita. Tentei dieta e exercícios, mas nada deu o resultado que eu precisava", afirma.
O procedimento começa com o responsável marcando a área que contém gordura com uma caneta, em seguida, a solução é injetada com a ajuda de uma agulha bem fina. A aplicação leva, em média, 10 minutos para cada área e costuma deixar o paciente com inchaço e dor por alguns dias.
"A Aqualix é uma terapia de remoção de gordura alternativa à lipoaspiração, mas a intenção não é perder peso, mas melhorar o contorno das fomas do corpo", explica Dr. Kimilu, responsável pelo procedimento.
Ele explica ainda que a solução é injetada direto no tecido adiposo e que pode ser usada para dar fim à gordura de áreas como queixo, estômago, parte interna das coxas, costas e culote. "As células de gordura são dissolvidas gradualmente e o metabolismo da área é acelerado. É ideal para pessoas que não conseguem eliminar algumas gorduras mesmo com dieta e exercício", afirma o especialista.
O outro lado
No entanto, alguns médicos alertam que os pacientes podem ter aumento do colesterol e do nível de açúcar no sangue, resultando em diabetes. "Já vi muitos tratamentos que prometem acabar com as células de gordura com ácidos mas, no fim, a gordura dissolvida é reabsorvida pelo corpo e isto é muito perigoso porque pode aumentar demais o colesterol", afirma Dr. Arun Ghosh, do Spire Hospital Liverpool. Ele completou dizendo que é muito cético em relação ao assunto e que não enxerga outra forma de retirar gordura a não ser quebrá-la e retirar o excesso com lipoaspiração.
Para a nutricionista Julia Buckley, autora do livro The Fat Burn Revolution (A Revolução da Queima de Gordura, em português), estes tratamentos são contra-indicados porque, mesmo que algumas células de gordura sejam destruídas, o excesso de calorias consumido vai se alojar em outras regiões do corpo. "Me preocupo com as complicações físícas disso e também que as pessoas possam ficar com um formato de corpo estranho", explicou.
"Estas injeções são muito novas no mercado e não há nada que comprove a eficiência delas", alertou ainda o cirurgião plástico Dr. Yannis Alexandrides.