Óleo de amendoim em cápsula ajuda a manter o rosto sem rugas
Muita gente ainda torce o nariz quando ouve que o consumo de algum tipo de óleo pode fazer bem à saúde. Apesar da má fama, algumas gorduras trazem diversos benefícios para o organismo e, principalmente, para a pele, como é o caso do óleo de amendoim, que combate o envelhecimento precoce e potencializa a cicatrização e a regeneração do tecido cutâneo.
Isso porque, em sua composição nutricional, encontram-se ácidos graxos mono e poli-insaturados, que são conhecidos como “gorduras do bem”, por ajudarem a reduzir o mau colesterol e colaborar até para a absorção de algumas vitaminas. Além disso, o óleo de amendoim possui um alto poder antioxidante devido à presença da vitamina E, que é capaz de fortalecer as células, auxiliando nos processos anti-inflamatórios, na cicatrização e na regeneração da derme.
“O resultado é uma pele muito mais bonita, jovem e viçosa”, garante Tatiane Botelho da Silva, especialista em Ciências Biológicas e coordenadora de pesquisa técnica da Global Nutrition, empresa especializada em nutracêuticos e alimentos funcionais.
Multifuncional, o suplemento também controla a ação dos radicais livres e ajuda na formação do colágeno, uma das principais substâncias responsáveis por conferir a beleza e firmeza da cútis. “Esse tipo de óleo possui 28% de proteínas em sua composição, o que favorece muito a pele”, afirma Fernanda Casagrande, dermatologista, do Rio Grande do Sul, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
No entanto, ao ser submetido a uma temperatura superior a 220°C ou entrar em contato com o ar, o ativo passa por um processo de oxidação que causa a sua degradação, a perda de nutrientes e a formação de substâncias nocivas ao organismo. Por essa razão, o consumo em forma de cápsulas é a maneira ideal para tirar proveito de todos os seus benefícios. “A indicação é ingerir duas cápsulas, duas vezes ao dia. De preferência, antes das principais refeições”, recomenda Tatiane.
De origem vegetal, o óleo de amendoim também é rico em proteínas, consideradas boas fontes energéticas. Por isso, ativa o metabolismo e gera mais disposição para a prática de exercícios físicos, que fortalecem a musculatura, deixando a pele do corpo mais tonificada e livre das indesejáveis estrias e celulites.
Vale lembrar, contudo, que a ingestão do item deve ser associada a uma dieta equilibrada e a hábitos de vida saudáveis. “Existem outros tipos de proteínas que precisam estar inseridas na dieta. Somente o óleo não é suficiente para suprir as necessidades diárias”, alerta a dermatologista.