Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Padel x Tênis: professor explica a diferença entre as modalidades

O estilo de quadra parecido causa "confusão" até para quem pratica

7 mar 2023 - 17h01
Compartilhar
Exibir comentários

Raquete, bola pequena ao alto, golpes fatais e concentração fazem parte tanto do tênis quanto do padel. Essas similaridades fizeram com que ao longo do tempo muitos pensassem que o tênis é idêntico a essa modalidade, mas é apenas um mito. Então, qual é a diferença do tênis para o padel?

Padel - Shutterstock
Padel - Shutterstock
Foto: Sport Life

Entenda a distinção

"As quadras de padel são menores e fechadas com paredes, que desempenham um papel fundamental no jogo: os jogadores têm a opção de rebater a bola nas paredes. De acordo com o regulamento, as quadras de padel medem 10m de largura por 20 de comprimento. Essa é uma das principais diferenças entre o padel e o tênis", comenta o professor e jogador de padel Lucas de Souza em entrevista exclusiva para o Sport Life.

Engana-se quem pensa que as diferenças desses desportos são relacionadas apenas a dimensões de quadra e coberturas externas. Lucas ainda complementa que a técnica do tênis é diferente, o movimento do padel é outro e que essas paredes auxiliam quem não consegue se adiantar em relação a bola.

"No tênis, requer uma técnica mais refinada dos movimentos muito pela raquete que é maior, com cordas e com isso despacha muito mais a bola. No padel, os movimentos são mais curtos, com isso deixa o jogo mais dinâmico e a bola sempre mais 'viva' porque podemos utilizar as paredes como forma de recurso caso não consiga antecipar a bola", esclarece.

"O padel você percebe uma evolução mais rápida no nível de jogo por essa diferença de dinamismo", termina Souza.

Dados

A Cobrapa (Confederação Brasileira de Padel) informa por meio de nota oficial que atualmente conta com o serviço de três federações estaduais. São elas: FGP (Federação Gaúcha de Padel), FCP (Federação Catarinense de Padel) e FPPr (Federação Paranaense de Padel). A confederação também cita os circuitos de São Paulo e Rio de Janeiro, ambos em desenvolvimento de criações de federações.

A entidade nacional máxima da modalidade ainda afirma que na temporada de 2019 houve a participação de aproximadamente 2.400 atletas nas quatro etapas do Campeonato Brasileiro de Padel.

Já a empresa de comércio exterior "SB Trade" alega que o número de atletas brasileiros de padelistas é perto de 50.000, número que denota o crescimento anual médio de 20%. Essa companhia compartilha que há em nosso país próximo de 150 clubes e 500 quadras espalhadas.

História

O surgimento dessa modalidade é incerto. Existe a teoria de que esse jogo aconteceu pela primeira vez em 1890 quando uma turma de ingleses adaptou a prática do tênis dentro do navio. Isto é, o tênis em "alto mar" com dimensões pequenas e proteções de telas.

A outra teoria é que essa modalidade foi idealizada no ano de 1969. Quando Enrique Corcuera construiu a primeira quadra de padel na dependência de um hotel na cidade de Acapulco, no México. Essa tese defende que Enrique elaborou as dimensões da quadra e o regulamento vigente por todo mundo.

Quem é ele?

Lucas de Souza é gaúcho de Porto Alegre, 37 anos. Sendo assim, juntou no seu currículo de jogador os títulos do Mundial de Menores (2003) e o Pan-Americano Sub-20 (2004). Além disso, ocupa até o momento a nona colocação do ranking da APB (Associação dos Padelistas Brasileiros).

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade