Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Parabenos: Substâncias dos cosméticos merecem atenção

Saiba o que são os parabenos e por que você deve observar os rótulos dos produtos.

12 nov 2015 - 15h45
Compartilhar
Exibir comentários

Ao ler a embalagem de algum cosmético, talvez você já tenha reparado na quantidade de parabenos. Porém, muitas pessoas não têm conhecimento sobre a importância de se certificar que o item atende às normas de .

As substâncias são frequentemente utilizadas com propósito de conservar e manter a integridade do produto, já que micro-organismos podem alterar algumas propriedades. No entanto, a presença em excesso pode desencadear uma série de problemas e, por isso, exige atenção dos consumidores.

Os parabenos servem para manter a conservação dos cosméticos.
Os parabenos servem para manter a conservação dos cosméticos.
Foto: Shuterstock / Vivo Mais Saudável

O que são parabenos?

Dra. Juliana Leitão, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica que parabenos são ésteres de ácido di-hidroxibenzoico,  usados para preservar alimentos, medicamentos e .

"São encontrados em cremes, pomadas e produtos de beleza por não possuírem cheiro ou cor, sendo estáveis e com ampla atividade antimicrobiana", afirma a médica.

Eles podem reagir de forma cruzada com metil, etil, propil e butilparabeno, compostos com poder sensibilizante e, assim, desenvolver uma reação alérgica. "Esse tipo de reação, no entanto, é infrequente e ocorre, principalmente, quando  aplicado sobre pele previamente irritada ou lesionada", esclarece Dra. Juliana.

Compostos de parabenos são utilizados há um longo período pela indústria farmacêutica e, desde 1960, estuda-se o risco de alérgica após seu uso prolongado. "Estudos revelam bom perfil de segurança, com risco máximo estimado em 3%, o menor quando comparado a outros 15 conservantes presentes no mercado", afirma a dermatologista.

Considerando seu baixo poder de sensibilização, sua baixíssima toxicidade e seu amplo emprego, parabenos não constituem risco significativo para os consumidores. Atualmente, há testes de contato disponíveis para verificar possibilidade de reação alérgica para pacientes com história de sensibilização ao composto.

Segundo a médica dermatologista, produtos contendo parabenos devem ser aplicados somente sobre pele sã e íntegra. Seu uso não é recomendando na presença de eritema, edema ou quaisquer evidências de irritação local.

Consumidores sabidamente alérgicos ao grupo parabeno (metil-,etil-,propil-,butil-) devem estar atentos aos rótulos dos produtos e evitar seu uso.

Estudos alertam para perigos

Apesar de ainda serem consideradas seguras, estudos mostram que as substâncias pode estar associada a perigos.

Uma pesquisa feito pela University of Reading, no Reino Unido, publicada no Journal of Applied Toxicology, em 2004, revelou que os parabenos podem apresentar propriedades estrogênicas. Na pesquisa analisando casos de câncer de mama, cientistas encontraram concentrações das substâncias nos tecidos cancerígenos.

Ao redor do mundo, há uma campanha de diminuição de parabenos em produtos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou quantidades máximas permitidas nas composições: 0,4% de cada parabeno e 0,8% no total.

Pequenas quantidades não representam riscos, desde que aplicadas em uma . No entanto, muitas empresas cosméticas estão apostando em reformulações livres desses conservantes.

Seja qual for sua escolha, é importante certificar-se de que o seu creme de uso diário atenda às normas previstas pelos órgãos reguladores.

Vivo Mais Saudável Vivo Mais Saudável, informação que faz bem.
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade