Penteado infantil deve valorizar aspecto natural do cabelo
Aproveite o dia das crianças neste domingo para testar novos penteados e cuidados com o cabelo infantil
O cabelo das crianças é mais fino e frágil, por isso precisa de muita atenção e cuidados diferentes dos indicados aos adultos. Os penteados também devem ser escolhidos para valorizar a estrutura natural do fio, sem abusar de produtos de fixação.
A hair stylist Talita Penkal, do salão MG Hair Design, em São Paulo, aponta a higienização como o principal cuidado: “O xampu para criança normalmente não arde os olhos por conter detergentes suaves. A utilização de condicionador é fundamental para ajudar a desembaraçar o cabelo durante o banho. A partir dos 10 anos, pode-se começar o uso de produtos de adultos para cabelo normal ou cacheado, dependendo da estrutura dos fios”.
Festa de criança pede penteados com textura natural
Milhares assinam petição para "pentear" filha de Beyoncé
Para as meninas com cabelo crespo e cacheado, o uso de leave-in é indicado para ajudar a domar os fios. “Ainda sim, é importante consultar um profissional para saber exatamente qual produto usar, pois vendo o cabelo ele poderá diagnosticar a necessidade de cada um”, esclarece a especialista.
Chapinha e química
A hair stylist explica que o ideal é evitar o uso de aparelhos térmicos como chapinha e secador, principalmente nessa idade: “Muitas meninas escovam e prancham o cabelo, o que acaba causando ressecamento. Caso esses procedimentos não consigam ser evitados, é importante usar produtos termoativados para proteger o cabelo do calor e fazer hidratações mensais”.
Ela ainda esclarece que os processos químicos e colorações podem ser feitos a partir dos 12 anos, mas com muito cuidado: “As consequências de um procedimento errado podem ser desastrosas e irreparáveis tanto para o cabelo quanto para a criança. O melhor é evitar qualquer química que altere a estrutura do fio e ensinar a criança a lidar com seu tipo de cabelo, mesmo que este seja diferente dos seus colegas”.
Penteados
Talita aconselha fazer penteados que deixem o rosto da criança livre para brincar e correr, como a trança, a ‘Maria Chiquinha’ e o coque despojado. Os soltos também são uma boa opção para valorizar ondas e cachos naturais, podendo usar acessórios como tiaras e flores para complementar.