Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Perdoar pode evitar doenças do coração, diz estudo

Compartilhar
Exibir comentários

Dizem que errar é humano, perdoar é divino. Uma nova pesquisa revelou que quando a pessoa desculpa o que a deixou magoada pode melhorar as condições de sua saúde. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

Pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a terem mudanças na pressão arterial
Pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a terem mudanças na pressão arterial
Foto: Getty Images

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram que as pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a terem mudanças na pressão arterial. Eles pediram para que pouco mais de 200 voluntários pensassem em um momento em que um amigo tinha ofendido e metade do grupo foi orientado a pensar sobre essas pessoas que tinham enfurecido eles. Já a outra metade foi encorajada a perdoar o acontecimento.

Todos foram distraídos por cinco minutos depois que pensaram sobre o assunto e, em seguida, os participantes foram conectados a monitores que analisavam a pressão arterial e faziam leituras do ritmo cardíaco. A equipe viu que o grupo mais irritado teve maior aumento da pressão arterial em comparação ao grupo dos que perdoaram. No entanto, não houve diferença na frequência cardíaca.

Os autores disseram que, embora fosse um pequeno estudo, a pesquisa publicada no Journal of Biobehavioural Medicines sugeriu que o perdão poderia ter menor reatividade a eventos estressantes e menos impacto físico.

A curto prazo, aumento na pressão sanguínea é conhecido como prejudicial. No entanto, ao longo de um período, já considerado hipertensão, isso aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. Cerca de 30% dos adultos do Reino Unido têm hipertensão, embora muitos não tenham conhecimento dos sintomas evidentes.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade