Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Poderia ter morrido por causa de um pelo encravado", diz editora de revista

Marta Topran, editora de beleza da revista Cosmopolitan, contou como foi parar no hospital por causa de depilação mal feita

18 out 2013 - 17h32
(atualizado às 17h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Infecção causada por pelos encravados pode chegar ao sangue e levar até à morte
Infecção causada por pelos encravados pode chegar ao sangue e levar até à morte
Foto: Getty Images

A editora de beleza da revista Cosmopolitan resolveu dividir com os leitores uma experiência nada agradável que teve por causa de um pelo inflamado. Marta Topran intitulou o artigo de "Eu poderia ter morrido por causa de um pelo encravado!".

Tudo começou quando, três dias depois de uma depilação normal, uma bolinha vermelha apareceu próxima à marca da calcinha do biquíni. Decidida a dar um jeito com as próprias mãos, Marta removeu o pelo que estava enrolado debaixo da pele com uma pinça e pensou que o problema estava resolvido.

Ela está acostumada com pelos grossos e que encravavam o tempo todo, mas, nos quatro dias seguintes, a ferida aumentou: primeiro, a inflamação ficou do tamanho de um ervilha, depois de uma amêndoa. Na noite seguinte, a região ficou muito quente e, no quarto dia, estava do tamanho de uma bola de golfe e excessivamente dolorida. O inchaço era outro sintoma que gerava muito incômodo, já que fazia com que ela parecesse grávida de três meses e sem conseguir fechar a calça.

Assustada, Marta marcou uma consulta com o clínico geral, que deu o diagnóstico: estafilococo, uma infecção bacteriana da pele. "Cerca de 30% das pessoas sadias carregam a bactéria staphylococcus aureus na pele, mas, quando ela entra no corpo atráves de um corte, pode ser muito mais grave", explica.

Segundo o dermatologista Dr. George Kihiczak, a infecção é comum entre os pacientes e ele atende entre três e cinco casos por semana. O grande problema é que se o problema não for eliminado no início, a infecção pode chegar ao sangue, causar septicemia e levar até a morte.

A área foi anestesiada, higienizada e, depois de uma incisão, o médico retirou todo o pus. Outra parte do tratamento foram 10 dias de antibióticos e a aplicação de uma pomada. Para evitar o problema, fique atenta a alguns hábitos que podem manter uma infecção deste porte longe de você:

1. Evite usar o aparelho de depilar mais do que três vezes e guarde-o em um lugar seco fora do box do banheiro.

2. Use um creme de depilação para suavizar a remoção dos pelos e fazer com que o aparelho deslize com facilidade.

3. Nunca remova um pelo inflamado ou esprema. O mais indicado é passar ácido salicílico.

4. Se a pele ficar vermelha, inchada, dolorida e quente, é hora de procurar um médico. Outros sinais, como febre e calafrios, também são indícios de que a infecção está se espalhando.

<a data-cke-saved-href="http://saude.terra.com.br/infograficos/acidentes-e-imprevistos/iframe.htm" href="http://saude.terra.com.br/infograficos/acidentes-e-imprevistos/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade