Por que apostar na meditação guiada na hora de dormir?
A modalidade pode ser uma boa escolha para aliviar o estresse acumulado com uma execução facilitada por um passo a passo detalhado; entenda
O que vem à sua mente quando pensa em qualidade de vida? Para muita gente, simplesmente aquilo que facilita o dia a dia, como morar perto do trabalho; para outros, alcançar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Como um tema abrangente, qualidade de vida envolve muitas possibilidades, mas, às vezes, pequenos detalhes que fazem grande diferença no todo passam despercebidos, como dormir bem.
Não é segredo que a população brasileira convive com problemas relacionados ao sono – segundo pesquisa recente da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros sofrem de insônia.
É importante lembrar que os problemas para dormir têm causas variadas, dificuldades que vão desde maus hábitos até situações específicas de saúde, fato é que um descanso de baixa qualidade tem impacto direto no bem-estar geral.
Consequências de dormir mal
Se você acredita que as noites ruins de sono causam apenas cansaço, saiba que outros elementos compõem a gama de aspectos negativos gerados pela privação do sono.
Problemas cognitivos, afetando aprendizado – ponto ainda mais sensível no caso das crianças, em processo de desenvolvimento –, irritabilidade, dificuldades de memória e falta de atenção são algumas das adversidades, mas não apenas: contratempos emocionais e outras doenças podem surgir com um sono desregulado.
Por que meditar?
Prática antiga, a meditação tem conquistado cada vez mais espaço ao longo dos anos. Recentemente, sobretudo em tempos de isolamento social, ela foi amplamente adotada por brasileiros que desejavam cuidar da própria saúde mental.
Hoje, as sessões meditativas são uma realidade no cotidiano daqueles que resolveram investir mais na qualidade de vida. A busca pela meditação se dá por diferentes razões, como:
- Controlar a ansiedade
- Reduzir o estresse
- Aumentar a concentração
- Ter mais autocontrole
- Se conhecer mais
Meditação guiada antes de dormir
Cheio de mitos, por vezes o meditar pode ser visto como algo complexo e voltado a um público específico, porém essa não é a realidade. Geralmente, a meditação guiada é porta de entrada para iniciantes, ajudando-os a assimilar prática e focar na execução. Em contrapartida, a meditação livre costuma ser mais explorada por meditadores experientes. Então a meditação guiada é apenas para iniciantes?
A resposta é não. A meditação guiada nada mais é do que uma versão onde um terceiro é responsável por dar orientações, o que torna a experiência imersiva para públicos com dificuldade de criar foco, por exemplo, independentemente do nível, ou que simplesmente escolham a modalidade.
Existem alternativas de meditação para cada momento do dia e diferentes ambientes: mindfulness para criar consciência plena sobre o momento presente, meditações para realizar no trabalho ou mesmo opções para realizar à noite.
As inúmeras interações realizadas ao longo do dia podem tornar o momento de dormir um desafio, já que os pensamentos parecem não ter fim. Veja 4 passos para criar o ambiente perfeito para meditar e se preparar para um sono reparador:
- Evite uma alimentação pesada e não deixe para fazer exercícios muito tarde.
- Desligue a tevê e as luzes, a luminosidade estimula a produção de cortisol, substância natural que pode atrapalhar o sono.
- A ideia é preparação, por isso, adote uma posição que não a deitada, assim você conseguirá concluir sem cair no sono.
- Seja você iniciante ou experiente, aposte em apps de meditação guiada para aproveitar ao máximo a experiência.
Atma, o app com a pausa necessária para o seu dia.
Baixe grátis aqui.