Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Por que o cabelo muda de cor? Médico tira principais dúvidas

Entenda as causas que afetam a variação dos tons como o aparecimento do grisalho

17 mar 2015 - 19h21
Compartilhar
Exibir comentários

Já se perguntou por que o cabelo fica cinza com o passar do tempo ou por que os fios dourados de uma criança muitas vezes desaparecem antes de completar 10 anos? Diante de tantas dúvidas sobre essas variações, o professor de Dermatologia do Hospital Epworth e da Universidade de Melbourne Rodney Sinclair explica a ciência da cor do cabelo; confira as principais questões:

Siga Terra Estilo no Twitter

O que determina a cor do cabelo?

A cor do cabelo é feita a partir de células conhecidas como melanócitos, que produzem pigmentos incorporados às fibras em crescimento e geram uma enorme gama de tons naturais. A cor do cabelo depende da presença e rácios de dois grupos de melanina: os eumelaninas (marrom e preto) e os feomelaninas (vermelho e amarelo).

A cor do cabelo pode variar de acordo com o local do corpo. Os cílios, por exemplo, são mais escuros, pois contêm altos níveis de eumelaninas. Outros aspectos que podem influenciar na diferenciação de tons são os hormônios. É o caso do estimulante dos melanócitos que por possuírem altos níveis de estrogênio e progesterona, gerados durante a gravidez, podem escurecer o cabelo claro.

O uso de medicamentos também pode determinar uma mudança. Os que previnem a malária costumam clarear o cabelo, já os que combatem a epilepsia podem escurecê-lo.

Como evitar que o cabelo mude de cor?

De acordo com cientistas, para impedir que o cabelo fique cinza é necessário prolongar a vida dos melanócitos, protegendo-os de lesões, bem como expandir o reservatório de células na parte superior do folículo piloso para que eles continuem a substituir as células de pigmentos perdidos. 

Em que período, o cinza efetivamente aparece?

Segundo o especialista, os primeiros tons de cinza aparecem por volta dos 30 anos, geralmente nas têmporas, e mais tarde, em todo o couro cabeludo. Mas esse “novo estilo” não agrada a todos e há quem faça muitos esforços para esconder os fios indesejados. 

De acordo com pesquisadores, o cabelo ganha essa coloração cinza mais intensa próximo aos 50. Números mostram que 74% das pessoas com idade entre 45 e 65 têm cabelos grisalhos. Normalmente, os homens apresentam mais cabelos brancos do que as mulheres. Na comparação entre raças, asiáticos e africanos têm o cabelo menos cinza do que os brancos.

Foto: iStock

O que faz com que os cabelos fiquem grisalhos?

Os fatores genéticos são importantes para determinar o aparecimento dos tons acinzentados.  Outras questões que levantam algumas hipóteses seriam o estilo de vida da pessoa, no entanto, não há comprovação de uma ligação entre o grisalho e o estresse, dieta ou hábitos adotados ao longo da jornada.

Por que as crianças loiras muitas vezes ficam com o cabelo escuro?

Os cabelos das crianças loiras tendem a escurecer por volta de 7 a 8 anos de idade. A causa para esse fenômeno é desconhecida e certamente não tem relação com os hormônios. 

A primeira mudança no tom já ocorre na fase inicial da vida do bebê, quando a primeira demão de cabelo é mais escura e com o tempo, em torno de 8 a 12 meses, é eliminada e substituída recebendo uma indicação clara da cor dos fios.

Quanto tempo demora para o cabelo crescer?

O crescimento do cabelo humano é cíclico. Durante a fase anágena, que pode durar de 3 a 5 anos, ele cresce continuamente a uma taxa de 1 centímetro por mês. No período final, o folículo para o crescimento do cabelo e permanece desligado durante três meses. Após esse tempo de repouso, ele cai e o folículo continua vazio até que a fase anágena do ciclo é reiniciada.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade