Professora ensina 3 alongamentos para evitar lesões durante exercícios
Preparar o corpo para atividades intensas é o primeiro passo para prevenir problemas
É ótimo quando encontramos a felicidade em uma modalidade esportiva, não é mesmo? Esse fator só aumenta o interesse pelas aulas e, consequentemente, proporciona resultados positivos para nossa saúde. Ainda assim, todo cuidado é válido e, nesse sentido, a personal trainer do GetNinjas Thais Ghendov ensinou três tipos de alongamentos para evitar lesões durante a prática de exercícios.
Alongamentos para evitar lesões no exercício
1. Músculos posteriores
É de grande importância se alongar e se aquecer antes de se exercitar. Aliás, os principais músculos a serem alongados são os músculos posteriores da coxa ou os músculos atrás da coxa. Para conseguirmos alongar essa musculatura, pode-se afastar as pernas além da largura do quadril, manter os joelhos estendidos e, em seguida, aos poucos ir levando o tronco e os braços em direção ao chão para tentar alcançá-lo.
2. Panturrilha
Alguns exercícios de alongamento podemos utilizar a parede de apoio, como o alongamento de panturrilha. Para começar, tem que apoiar a ponta do pé na parede e deixar o calcanhar apoiado no chão. Assim, mantendo a ponta do pé bem firme esse movimento irá promover o alongamento da panturrilha, a famosa 'batata' da perna.
3. Glúteo
Pode ser realizado da seguinte forma: sentar na ponta de uma cadeira, fazer o "quatro", o que coloca a perna em cima da coxa. Após estar nessa posição, pode-se aumentar o grau de dificuldade, levando o tronco a frente e descendo, levando as mãos e o tronco em direção ao solo.
Importante
Vale ressaltar que todos os exercícios devem acontecer forma leve, sem sentir fortes dores, e, claro, não esquecer do aquecimento antes de iniciar o seu treinamento.
Trate esse momento como forma de prevenção, isto é, são alguns minutos que evitam certas "dores de cabeça" na hora do "play".