Provas chegando: como manter a calma e controlar a ansiedade
Sinônimo de estresse, os testes de final de ano exigem bastante do mental dos estudantes, tornando o autocontrole crucial
As avaliações finais, como exames escolares e universitários, além das provas ligadas ao Enem ou mesmo vestibular, costumam tirar o sono de uma boa parte dos estudantes ansiosos com o que vem pela frente, entretanto, a falta de controle emocional é um elemento extra na lista de preocupações dos jovens e pode atrapalhar momentos importantes.
Para se ter uma ideia da proporção, no ano de 2021, foram 3,1 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o menor número desde 2005, já em 2022, cerca de 3,4 milhões realizarão a prova que é um dos principais elos entre escola e universidade. Todos os anos, milhões de estudantes precisam superar a pressão e encontrar mecanismos para lidar melhor com o estresse.
Ansiedade x sono: qual a relação deles com o aprendizado?
Há muitos itens conectados ao processo educacional, mas um dos pontos mais importantes na esteira de aprendizado é a capacidade de concentração, afinal, assimilar as inúmeras informações tão necessárias para a formação demanda foco, porém a ansiedade pode ser uma grande vilã e afetar, por exemplo, atenção.
Com tal cenário, emoções negativas e estresse tendem a surgir e tornar tudo mais penoso, e nessa linha, às vezes, outro detalhe acaba por passar de maneira imperceptível: quão imprescindível é a qualidade do sono para a mente.
Durante o descanso, o sono varia entre alguns estágios, uma dinâmica normal e esperada. Uma dessas fases é denominada R.E.M (rapid eye moviment – movimento rápido dos olhos), indispensável para consolidar o aprendizado (memória recente). Dessa forma, o sono tem papel primordial no desenvolvimento cognitivo de todos os indivíduos, sobretudo crianças, adolescentes e jovens.
O que pode ajudar
Exercícios Físicos: o estado ansioso pode surgir em diferentes momentos ou situações do dia, por isso, controlá-lo é também um modo de cuidar de si mesmo. Os exercícios são excelentes para a saúde, uma vez que substâncias naturais são liberadas ao longo da prática e promovem relaxamento e sensação de bem-estar. Ademais, atividades físicas ajudam a melhorar a qualidade do sono, todavia é preciso ficar sempre de olho no horário em que pratica: a adrenalina pode atrapalhar o descanso daqueles que se exercitam próximo ao horário de dormir.
Meditação: outra ferramenta conhecida por auxiliar na redução do estresse e no controle da ansiedade, também procurada por muitos como mecanismo para aumento do foco. Seja por meio de sons, músicas ou meditações com técnicas de respiração, com o tempo, o meditar ajuda praticantes a se conhecerem melhor.
Rotina: uma dica que pode fazer a diferença no dia a dia de pessoas ansiosas é estabelecer uma rotina. Facilite o trabalho da sua mente: quando você cria um cronograma de atividades, por exemplo, tem uma visão do todo e consegue manter a concentração, sem mencionar a facilidade de lidar com eventos que surjam inesperadamente e demandem um remanejamento de tarefas. Mais produtividade e menos estresse são alguns dos benefícios de estabelecer uma rotina.
Dicas para tentar controlar a ansiedade
- Preparação é indispensável para ter foco e confiança; repassar pontos importantes pode ser interessante.
- Organização: confira local e horário da prova com antecedência; não chegue em cima da hora.
- A respiração pode ser fator-chave no controle da ansiedade. Tente realizar alguns exercícios do tipo.
- Tranquilizar os pensamentos é uma dica para quem fica ansioso nesses momentos. Ouça sua música preferida, leia, mas não perca o foco. No momento da prova, respire e mantenha a calma, organize os pensamentos e fique atento aos enunciados das questões.
- Concentração: existem meditações especificamente elaboradas para potencializar a concentração; aplicar técnicas de mindfulness (atenção plena) também pode colaborar.
Atma, o seu app de meditação!
Conteúdos para aumentar o foco, controlar a ansiedade e reduzir o estresse.
Saiba mais clicando aqui.