Quando termina a onda de calor? Veja 5 dicas para se cuidar
Clima quente tem causado desconforto a milhões de brasileiros e requer atenção; ao longo da semana, temperaturas ficaram 5°C acima da média
Apesar de o corpo humano ser inteligente e totalmente capaz de se adaptar a vários cenários, ele sempre precisa de cuidados. Nos últimos dias, o Brasil tem enfrentado altas temperaturas, com a região sudeste convivendo também com o tempo seco e de extremo calor, então é preciso atenção redobrada com a saúde, já que físico e mental podem sofrer com as condições. Entenda de onde vem a onda de calor recente, quando ela termina e saiba como se cuidar em situações parecidas.
Por que está tão quente?
Desde o último final de semana, várias regiões do Brasil têm experimentado uma desagradável onda de calor que, segundo o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), representa perigo à saúde. Além de indicar uma temperatura 5°C acima da média, o alerta vermelho de onda de calor foi estabelecido até sexta-feira, 17, e passou a alcançar 15 estados mais o Distrito Federal; antes o alerta era direcionado a 6.
Enquanto o aquecimento global ajuda a explicar as bruscas alterações do clima, fenômenos cada vez mais comuns e potentes corroboram a tese e imprimem uma realidade ainda mais dura. Especialistas apontam uma conexão entre o El Niño e a manutenção das altas temperaturas atuais.
Como se cuidar durante o calor extremo?
Para resfriar o corpo, o organismo precisa trabalhar mais e isso pode acabar afetando negativamente o bem-estar. Com diferentes contextos, a alta temperatura pode causar complicações para o corpo, como desidratação e problemas respiratórios, e até mesmo para a mente, como alucinações, sem falar nos estados de irritabilidade e mau humor.
Confira 5 dicas básicas para se cuidar e amenizar os efeitos do calor:
- Hidratação adequada: não deixe de beber água ao longo do dia, pois ela ajuda no transporte de nutrientes, hidrata órgãos, colabora para que substâncias sejam expelidas por meio do suor ou urina, entre outros benefícios. A água é essencial para regular a temperatura corporal, uma vez que o suor auxilia no resfriamento e, portanto, uma reidratação se faz necessária.
- Alimentação leve: com o corpo trabalhando mais, é interessante aproveitar para se alimentar de forma mais leve, ou seja, observando os nutrientes necessários, porém evitando alimentos gordurosos que podem dificultar a digestão.
- Evite se expor ao sol intenso: além de acentuar a sensação de calor, a exposição direta ao sol pode causar insolação, problemas na pele, entre outros.
- Cuidado com a prática esportiva: se exercitar é indispensável para a saúde, entretanto a prática esportiva acaba por exigir mais do corpo e da mente, aumentando também a temperatura do organismo. Tente realizar exercícios em momentos nos quais o calor esteja menor, e evite treinar perto da hora de dormir.
- Atenção à umidade do ar: assim como os lugares com alta umidade não são ideais, o ar seco pode intensificar problemas respiratórios. Pendurar uma toalha molhada, utilizar um umidificador ou mesmo ter algumas plantas dentro de casa são maneiras simples de melhorar a qualidade do ar.
Sobre o Atma
Disponível nas lojas App Store e Play Store, o app de meditação e bem-estar possui mais de 1.000 conteúdos exclusivos: são meditações guiadas por especialistas, músicas e sons de fundo.
- Só esse mês: Durma profundamente, a seleção de meditações do Atma para uma tranquila viagem rumo à terra do sono. Baixe grátis!
Acesse o Site Oficial. Siga @atma.vc no Instagram para mais conteúdos sobre bem-estar.