Recupere a beleza dos pés cansados depois de pular Carnaval
Com a despedida da festa de Momo nesta quarta-feira, a missão de boa parte das mulheres é resgatar a vitalidade dos pés cansados depois de pular Carnaval. Alternativas para quem não tem muito tempo para recuperá-los, os cuidados caseiros são “tiro e queda” para aliviar a tensão nos membros que sustentam o corpo.
Truque da vovó, deixar os pés submersos em uma bacia com água morna minimiza o impacto negativo dos quatro dias de folia. “Além disso, é ideal que eles recebam uma profunda hidratação com cremes ou óleos desenvolvidos especialmente para a área”, afirma Enilde Borges Costa, dermatologista e membro da Associação dos Médicos da Escola Paulista de Medicina (AMEPM-SP).
Bolha
Para evitar que portas se abram para outras infecções, as bolhas não devem ser estouradas, até mesmo porque essa ação não reduz o incômodo. “É necessário respeitar o tempo e deixar que estourem sozinhas, sem nenhum tipo de intervenção”, alerta a especialista. Depois de isso ocorrer, lave a região com bastante água e sabão.
Inchaço
O aumento no volume dos pés costuma deixar muitas mulheres de repouso e, em casos mais graves, até mesmo de cama. Para solucionar o problema, o mais indicado é realizar uma massagem vigorosa que comece pelos dedos e termine no joelho. Outra dica importante é repousar as pernas, colocando-as para o alto por, no mínimo, 15 minutos, para aliviar o inchaço e ativar a circulação sanguínea.
Rachadura
Provocadas pelo atrito da pele, as fissuras no calcanhar são dribladas em casa com uma boa higienização. Assim, recomenda-se lavar bem o pé com água e sabonete neutro, periodicamente, para que o suor - fator que contribui para o desenvolvimento da rachadura - seja eliminado completamente. Para finalizar, use uma toalha macia para secar toda a região afetada pelo problema.
Calo
Apertado por saltos e calçados fechados nos dias de festa, o calo é tratado de forma caseira com massagem e com o uso de sapatos baixos por alguns dias. Para diminuir a elevação vermelha que se instala na pele, vale lixar levemente a região, mas nunca tentar arrancá-la, pois assim só desaparecem momentaneamente e depois renascem.