Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Remoção de tattoo: tire dúvidas e veja famosos arrependidos

14 jun 2012 - 07h27
(atualizado em 27/6/2012 às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

As tatuagens geralmente são carregadas de significado e muitas vezes representam um momento ou uma pessoa especial. Porém, ao longo da vida o sentimento em relação a esse símbolo marcado em sua pele pode mudar e é aí que a vontade de apagar o desenho aparece. E isso parece ser bem comum entre os famosos. Deborah Secco, Angelina Jolie, Alessandra Negrini e Jonny Deep, são apenas algumas das estrelas que já encararam a remoção de antigas tattoos.

Celebridades brasileiras e internacionais já enfrentaram procedimentos diferentes para eliminar tatuagens indesejadas
Celebridades brasileiras e internacionais já enfrentaram procedimentos diferentes para eliminar tatuagens indesejadas
Foto: Getty Images/Divulgação

Antigamente as tatuagens só podiam ser removidas por cirurgia ou raspagem, mas hoje o procedimento com laser já é uma opção mais eficiente. “Apesar de caro na maioria dos casos as aplicações de laser conseguem tirar totalmente o desenho sem deixar marcas na pele”, explica o dermatologista José Carlos Gomes Júnior.

A duração, o preço e a eficiência da remoção da tatuagem depende de muitos fatores. “Os pigmentos pretos e azuis são as mais fáceis de remover enquanto o amarelo é a mais difícil”, conta o médico. Além do tipo de tinta, a profundidade da aplicação do pigmento também é um aspecto decisivo.

De acordo com José Carlos, é necessário pelo menos 10 sessões para apagar totalmente um desenho. “A duração da aplicação varia de acordo com o tamanho da tatuagem, mas costuma ser entre 10 e 15 minutos”, afirma. O intervalo entre uma sessão e a outra deve ser de um mês. Quanto mais tempo você tiver passado com a tattoo em seu corpo, mais difícil será sua remoção.

O procedimento é caro, cada aplicação pode custar cerca de R$ 6 mil. “O laser também é dolorido, mas para aliar esse problema o profissional costuma usar anestesia local ou em creme”, revela o dermatologista. Para que a aplicação seja eficiente é ideal que o paciente não esteja bronzeado para que o laser, que é atraído pela pigmentação se concentre no desenho a ser apagado.

O laser quebra o pigmento, que depois será expelido pela pele. “Depois da aplicação vai surgir um machucado na área e quando a crosta sair a tinta vai junto”, explica José Carlos. Os cuidados são semelhantes a um ferimento normal, a área deve ser mantida limpa e coberta para proteção. A pele demora entre sete e 15 dias para se recuperar totalmente.

“Como o laser ataca a pigmentação, alguns pacientes ficam com uma mancha mais clara ou escura na região onde antes ficava a tatuagem. Isso geralmente é reversível, mas as vezes a pessoa opta por apenas descaracterizar o desenho e depois fazer uma nova tatuagem no lugar”, conta o dermatologista. Outro efeito possível é que o laser acabe fazendo uma depilação definitiva na região.

Para quem quer fazer uma tattoo, mas tem medo de mudar de ideia o médico também tem dicas: “Pense muito antes de fazer um desenho, isso pode não ser definitivo, mas tirar uma tatuagem nunca será tão fácil e legal quanto fazê-la”, defende. Escolher um lugar que não seja tão exposto e que não fique visível para você e não exagerar no tamanho também são recomendações para evitar arrependimentos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade