Respiração consciente: benefícios e como praticar para reduzir estresse
Técnica presente na meditação, pode ajudar no processo de concentração e relaxamento a qualquer momento do dia
A respiração é um processo essencial que acontece de forma automática, porém, diferentemente da maioria das funções do organismo, a possibilidade de controlá-la faz dela uma verdadeira ferramenta para bem-estar, auxiliando no enfrentamento dos momentos de estresse e ansiedade; entenda melhor como praticar a respiração consciente.
Quando emocionalmente abalada, uma pessoa tende a apresentar alguns sinais desse desconforto, como uma respiração ofegante, encurtada e acelerada pelo incômodo momentâneo que faz do respirar superficial e concentrado na parte superior do tórax.
Esse mal-estar costuma gerar outras consequências, como tensão muscular e aumento da frequência cardíaca, por isso, respirar conscientemente é uma das primeiras alternativas para o restabelecimento do controle emocional e bem-estar.
O que é respiração consciente?
Respirar é uma ação involuntária, ou seja, para inspirar e expirar não é preciso vontade, o próprio organismo se encarrega da função. Contudo, é possível tomar o controle e fazer dela uma ação voluntária, decidindo o ritmo e a profundidade com que se respira, por exemplo.
Na busca por relaxamento e concentração, meditadores associam a prática a exercícios de respiração consciente, às vezes apenas prestando mais atenção sobre como ela acontece, em outras alterando a dinâmica.
Por que respirar pode ajudar a relaxar?
A relação entre o respirar e o sistema nervoso é complexa, pois um influencia o outro. Enquanto a “divisão simpática” do sistema nervoso autônomo ativa a reação de luta ou fuga, o que acelera a respiração para fornecer mais oxigênio ao organismo, a “divisão simpática” promove reação oposta, uma sensação de relaxamento que auxilia na desaceleração da respiração.
Benefícios da respiração consciente e como praticar
Parar alguns minutos para simplesmente respirar fundo pode ser chave para retomar o controle, deixar as emoções de lado e agir de modo racional, por isso, a respiração consciente pode ser adotada em diversos momentos do dia como uma ação para cuidado físico, emocional e mental, promovendo:
- Redução do estresse e da ansiedade
- Concentração
- Bem-estar físico e mental
Existem diferentes técnicas de respiração para a promoção do relaxamento, como a respiração diafragmática e a respiração 4-7-8, que consiste em uma cadência específica de inspirar e expirar.
Leia também: 4 técnicas de respiração para relaxar o corpo e a mente.
5 dicas para praticar diariamente
- Encontre um local calmo
- Feche os olhos para evitar distrações
- Esteja em uma posição confortável
- Concentre-se na respiração
- Pratique regularmente
Meditação e respiração
No mês de abril, o Atma traz uma nova coleção que une meditação guiada e exercícios de respiração. Os conteúdos são narrados por Satyanatha, monge brasileiro que viveu por sete anos em um monastério do Havaí. Aproveite também o evento especial com meditações selecionadas; disponível só nesse mês.