Saiba cuidados específicos para manter a pele mista equilibrada
Tipo mais comum entre os brasileiros, a pele mista é caracterizada pela oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e pelo aspecto seco no restante do rosto. Ao contrário do que se pode imaginar, não é preciso aplicar um produto distinto para cada uma dessas áreas, pois o mercado oferece soluções desenvolvidas com dupla ação, que equilibram a quantidade de água e óleo necessária nas duas regiões.
“Quem tem esse tipo de cútis, deve dar preferência aos produtos específicos para pele mista ou que não contenham óleo em sua composição”, recomenda Silvia Takakuwa, médica pós-graduada em dermatologia. Os cosméticos devem ser aplicados preferencialmente com gaze ou algodão, pois têm o toque mais suave.
Limpeza
Esse tipo de pele deve ser higienizado duas vezes por dia, com gel ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, recomenda-se aplicar tônico ou adstringente na zona T. “O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para não causar ardência”, recomenda Renata Buarque, esteticista da Medical Laser, de São Paulo.
Hidratação
O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou oil free. “Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na região T e outro para pele seca no restante”, diz a dermatologista.
Proteção
Protetor solar deve ser usado todos os dias. “No mínimo fator 15 para dias normais, em casa ou no escritório”, recomenda Silvia. É indicado usar produtos que sejam livres de óleo ou possuam toque seco ou matte.
Esfoliação
Deve ser realizada apenas uma vez por semana, e somente na região da testa, nariz e queixo. “Se a pessoa aplicar nas regiões mais secas, a pele ficará mais sensível e ressecada, pode até machucar”, adverte a dermatologista.
Máscaras faciais
Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo manchas de acne, além de absorver a oleosidade do rosto. “Para preparar a máscara, misture argila natural e água filtrada e aplique na pele por 20 minutos. O processo deve ser repetido a cada 15 dias”, ensina a esteticista.