Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saúde do intestino interfere no desempenho dos treinos; entenda

Entenda a relação entre a saúde do intestino e desempenho físico

28 jul 2023 - 10h38
(atualizado às 10h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Profissional explica relação entre saúde do intestino e desempenho físico
Profissional explica relação entre saúde do intestino e desempenho físico
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

Existem diversas maneiras de melhorar o rendimento no treino. Porém, você sabia que há uma relação entre a saúde do intestino e o desempenho físico e pode ser extremamente benéfico?

De acordo com Dana Ryan, diretora de rendimento e educação esportiva da Herbalife, muitas vezes as pessoas focam apenas nas atividades físicas, porém o intestino também tem um papel importante no rendimento quando funciona da maneira ideal, uma vez que centenas de processos são realizados nele para manter uma boa digestão.

4 hábitos para começar nas férias escolares e não parar mais 4 hábitos para começar nas férias escolares e não parar mais

Além disso, ele abriga milhares de cepas de bactérias benéficas que ajudam a decompor os alimentos, permitindo que o corpo obtenha mais nutrientes.

"Inclusive, pesquisas mostram que a combinação de exercícios com uma dieta rica em fibras e nutrientes ajuda a aumentar as bactérias benéficas no intestino", comenta Dana.

Quando esses micro-organismos não estão em quantidades suficientes, contudo, o impacto pode ser significativo e gerar sintomas como cãibras, acidez estomacal e outros incômodos.

No entanto, foi demonstrado na literatura médica que um microbioma saudável tem efeitos positivos durante o exercício, como o aumento da entrega de oxigênio aos músculos em atividade.

De acordo com o Journal of the International Society of Sports Nutrition, o exercício pode promover um intestino mais saudável, caracterizado por um microbioma mais diversificado e com maior abundância de bactérias intestinais benéficas.

O que fazer para melhorar a saúde do intestino?

Independentemente da sua condição física, Dana indica ter atenção aos seguintes pontos para maximizar a saúde intestinal:

Consuma fibra suficiente

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adultos devem consumir aproximadamente 25 gramas de fibra por dia. No entanto, a ingestão média por esse público no Brasil é de 15,6g ao dia, segundo Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018: Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil.

Embora devamos consumir fibras ao longo do dia, a única hora que ela deve ser evitada é imediatamente antes do exercício!

Ingira bactérias benéficas

Muitos alimentos como iogurte, missô, tempeh e kefir, bem como alimentos em conserva como pepinos, chucrute e kimchi, contêm bactérias saudáveis que podem beneficiar seu intestino. Você também pode considerar tomar suplementos para melhorar sua saúde digestiva.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade