Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sem tempo? Veja como queimar muita gordura com treino HIIT

Esse treino costuma ser aderido por quem quer emagrecer

4 mar 2024 - 10h01
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Treino intervalado de alta intensidade, o HIIT trabalha com exercícios intensos com pouco tempo de descanso. Sendo assim, é um estilo que chama a atenção de quem quer emagrecer rápido, sem precisar passar horas na academia. Mas será que dá para queimar muita gordura com treino HIIT?

Muita gordura com treino HIIT
Muita gordura com treino HIIT
Foto: Shutterstock / Sport Life

Queimar muita gordura com treino HIIT? Saiba a verdade

"Durante um treino com características HIIT, não se utiliza a gordura como principal fonte de energia, mas sim os carboidratos. Isso não quer dizer que essa modalidade não é eficiente para emagrecimento. Apenas que o processo de queima de gordura não ocorre principalmente ao realizar a sessão, mas durante todo o processo de treinamento. E, também, na recuperação das sessões feitas", explica o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo Academia, Guilherme de Almeida e Leme.

Dessa forma, o professor também revelou que o nosso corpo não sabe o que fazemos em uma atividade, como correr, pedalar ou levantar pesos. Ou seja, o organismo responde aos estímulos e às demandas impostas pelo exercício e se adapta para tolerar esse estresse imposto.

O que realmente vai fazer você emagrecer

"Sendo assim, para potencializar a perda de gordura é preciso focar em atividades, que envolvam muita massa muscular ao mesmo tempo e elevam de forma importante a frequência cardíaca, o que aumenta assim o gasto energético e promove adaptações metabólicas importantes para queimar mais gordura ao longo do tempo", complementou o especialista.

Outro ponto citado é de que não há nenhuma determinação da carga de treino para esse objetivo exposto, isto é, consiste em uma questão individual, como avaliação do perfil de um sujeito para aí haver condições de definir o volume, a intensidade e a frequência semanal ideal.

No entanto, o Guilherme ainda deu uma sugestão. "Pessoas mais treinadas poderão trabalhar com frequência e volume mais altos de três a quatro vezes por semana. Pessoas menos treinadas podem se beneficiar com menos sessões", comentou.

Com quanto tempo é possível sentir os resultados?

"Como toda rotina de exercícios, é preciso manter a constância por várias semanas para consolidar os ganhos. Contudo, é possível ver ganhos de performance em poucas semanas e resultados significativos de redução da gordura corporal entre seis e 12 semanas de treinamento a depender de cada indivíduo, do seu nível de aptidão e assiduidade", concluiu Guilherme de Almeida e Leme.

HIIT é superior ao cardio?

"Todo treino de HIIT é um treino cardio, mas nem todo cardio tem característica HIIT. É importante entender que qualquer forma de treinamento cardio irá contribuir para a queima de gordura, mas conforme aumentamos a intensidade do treinamento tornando-o próximo ao HIIT, menos gordura será usada como fonte de energia e mais o carboidrato entrará em cena para fornecer essa energia necessária. Isso não significa que o HIIT é superior, pois as evidências científicas apontam que tanto o HIIT como o contínuo moderado contribuem de forma semelhante para a redução da gordura corporal ao longo do tempo. Não é correto pensar na queima de gordura apenas durante a sessão, mas sim como um processo de várias semanas", detalhou.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade