Sete exercícios infalíveis ajudam a diminuir o culote
Um dos principais objetivos das mulheres que desejam ficar em paz com o espelho, enxugar as gordurinhas localizadas das laterais dos quadris, responsáveis pela formação do culote, pode ficar mais fácil com a prática regular de sete exercícios físicos especiais.
Repleto de movimentos específicos que aceleram a perda de medidas da região, o treino deve ser feito, no mínimo, três vezes por semana. "Essa é uma recomendação básica, mas um profissional pode adequá-la a cada pessoa, o que traz resultados mais expressivos individualmente", indica Bruno Rodrigues, professsor da Universidade São Judas Tadeu.
Bicicleta
Tanto na bicicleta ergométrica, quanto na tradicional, pedalar é uma das melhores maneiras para reduzir as gordurinhas da região do quadril e das coxas, além de fortalecê-las. Por isso, o exercício, quando realizado durante 20 minutos ou mais, auxilia no gasto calórico, tornando-se uma potente ferramenta para combater o culote.
Aparelho abdutor
Famoso por proporcionar movimentos que ajudam a trabalhar o bumbum, o aparelho abdutor também é ideal para a diminuição das gordurinhas da região dos quadris. Entretanto, para dar adeus ao culote, é necessário aliar essa prática a algum exercício cardiorrespiratório, como bicicleta, caminhada ou corrida. “A condição ideal é a combinação de atividades que trazem fortalecimento e resistência muscular com as que privilegiam a parte cardiorrespiratória para que haja um gasto calórico maior”, explica Erico Chagas Caperutto, doutor do Laboratório do Movimento Humano, da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo.
Step
Considerada uma das mais antigas modalidades de exercícios físicos realizados em academias, a aula de step auxilia no aumento do tônus e da resistência dos membros inferiores, especialmente das coxas e dos glúteos. Servindo tanto para prevenir quanto para reduzir o culote, o sobe e desce do aparelho ainda fortalece os músculos e tem um bom componente cardiorrespiratório, que aumenta o gasto calórico de todo o corpo.
Exercícios com caneleiras
Boa opção para quem não costuma frequentar academias é a prática de exercícios simples, que podem ser feitos em casa com o uso de caneleiras. Praticadas com o corpo deitado, as atividades priorizam o movimento de flexão e extensão das pernas e garantem benefícios similares aos do aparelho abdutor.
Quatro apoios
O exercício dos quatro apoios é feito com os joelhos e cotovelos apoiados e alinhados com os ombros e quadris para que uma das pernas fique levantada e faça movimentos de subida e descida. Trabalhando a musculatura dos glúteos e posteriores da coxa, a atividade exige um cuidado especial com a postura durante sua execução e precisa ser combinada com alguma de função cardiorrespiratória para ser eficaz no combate ao culote.
Agachamento
Por ser um exercício que não conta com o auxílio de aparelho, o agachamento também exige uma atenção especial com a coluna, que deve ficar sempre ereta durante o processo. Útil para combater o culote, a prática trabalha de maneira intensa os músculos posteriores da coxa, glúteos e também o quadríceps.
Subir e descer escadas
Atividade ajuda a fortalecer os músculos da coxa e os glúteos e, dependendo do tempo de duração, pode ter o mesmo efeito dos exercícios com função cardiorrespiratória.