Shampoo que faz muita espuma limpa mais? 3 mitos sobre cuidados capilares
A quantidade de espuma formada por um shampoo não tem nada a ver com a eficácia da limpeza dos fios. Saiba mais!
Na hora de lavar os cabelos, tem quem acredite que, quanto mais espuma, melhor é a capacidade de limpeza do shampoo. Porém, esse é apenas um dos mitos que escutamos por aí sobre os cuidados com os fios. A seguir, a marca Phytoervas esclarece essa e outras dúvidas sobre o assunto. Confira!
Mitos sobre os cuidados capilares
Shampoo tem que fazer espuma para limpar
A q uantidade de espuma feita por um shampoo não tem relação com a eficácia da limpeza. Existem shampoos que produzem mais espuma por terem uma alta concentração de ingredientes como o sulfato, um surfactante considerado mais agressivo.
No entanto, as opções que são livres desse componente e possuem outros tensoativos para limpar os cabelos, apesar de não fazerem tanta espuma, são capazes de remover as sujeiras e o excesso de oleosidade dos fios.
Inclusive, cabelos com curvaturas, que naturalmente tendem a ser mais ressecados, podem se beneficiar de shampoos sem sulfato, minimizando a perda da hidratação e o surgimento de frizz.
Shampoo e condicionador em barra não são tão eficazes quanto os líquidos
Quando desenvolvidos com ingredientes de qualidade e corretamente equilibrados, o shampoo e o condicionador em barra podem ser tão eficazes quanto as versões líquidas, de acordo com a Phytoervas.
Temperatura não afeta a saúde dos fios
As altas temperaturas do secador de cabelo, dos raios solares e até mesmo da água do chuveiro podem comprometer a saúde e a aparência dos fios, favorecendo descamação no couro cabeludo, quebra, fragilidade, ressecamento, perda do brilho, produção de sebo exagerada e pontas duplas.
Portanto, se for usar qualquer ferramenta de calor ou se expor ao sol, não deixe de apostar em um protetor térmico. Além disso, no banho, o mais recomendado é higienizar os fios com o chuveiro no modo morno ou frio.