Suplementação de colágeno conserva a elasticidade cutânea
A perda de elasticidade da pele ocorre naturalmente, com o passar dos anos, em razão da queda na produção das proteínas de sustentação cutânea. Saída para combater a temida flacidez, a suplementação de colágeno mantém a cútis saudável e com aparência jovial.
O composto nutricional deixa as células unidas, conservando a tonicidade natural da pele. “O consumo de colágeno hidrolisado promove a síntese e reorganiza novas fibras de proteínas, auxiliando a firmeza e elasticidade da cútis”, afirma Mariana Froes, nutricionista da Clínica de Nutrição Funcional Patrícia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro.
A técnica requer recomendação especializada, antes de ser incorporada ao ritual de beleza. “Quando ingerido mais do que o indicado, alguns estudos mostram que o colágeno pode se tornar prejudicial e comprometer a saúde das articulações”, observa Thaíz Franco, chefe de nutrição do Hospital Icaraí.
Normalmente, indica-se entre oito e dez gramas da proteína por dia. “O tratamento pode ser feito por meio de balas, cápsulas, shakes ou dissolvido em água”, comenta Mariana. A versão em pó permite que o organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando-o a utilizar suas reservas lipídicas e de açúcar, deixando o aspecto jovem do corpo.
Para potencializar a ação da fórmula química, é recomendado aderir a uma alimentação balanceada e rica em produtos de origem animal, como frango, peixe e ovos. Para a absorção ser completa pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C, E, cobre, selênio, zinco e silício.
Reposição
Aos 50 anos, a produção de colágeno é reduzida em, aproximadamente, 65%, o que aumenta a fragilidade cutânea, em um processo ainda agravado pela menopausa. Por isso, a mulher precisa da suplementação a partir dos 40 anos. “A deficiência de estrogênio (hormônio feminino), que ocorre por volta dessa idade, faz com que haja uma diminuição da quantidade de fibroblastos, células responsáveis pela produção da proteína”, finaliza Mariana.