Técnica inovadora promete camuflar todos os tipos de estrias
Muito comum em decorrência do crescimento até os 30 anos de idade, do efeito sanfona (para quem ganhou ou perdeu muito peso), ou até mesmo da gravidez, a estria é um problema que assola muitas mulheres, mas, de acordo com uma nova terapia, pode (finalmente) ter seus rastros sobre a pele finalmente suavizados a ponto de se tornarem praticamente invisíveis.
Uma técnica de micropuntura, recentemente desenvolvida no Brasil por Vanessa Silveira, dermatologista mestra em micropuntura Fio a Fio 3D, está se tornando uma promessa para o fim das cicatrizes resultantes da ruptura das fibras de colágeno da pele. O método que consiste numa agulha introduzida na pele para estimular o local e acentuar a regeneração do tecido faz com que a produção de fibras aumente na região. Depois de 30 dias após a primeira sessão, a pele permanece avermelhada, momento em que a micropuntura entra em ação para camuflar as estrias de acordo com o tom de pele da paciente. Dessa forma, o branco da estria não aparece, disfarçando totalmente a cicatriz.
De acordo com a médica o procedimento é uma derivação da maquiagem definitiva. “Ela não chega a ser uma tatuagem porque não há aplicação de tinta. O aparelho utilizado para fazer a maquiagem definitiva é o mesmo usado no processo de micropuntura.” O objetivo é estimular o processo de circulação nas estrias e a produção de colágeno. Uma grande vantagem em relação aos demais tratamentos disponíveis é que a técnica pode ser realizada em qualquer parte do corpo.
A dermatologista garante que o processo não é dolorido. “É aplicada uma anestesia no local, mas mesmo que não fosse, a paciente não sentiria dor porque a agulha é fina”, explica. Nos primeiros 10 dias, a estria pode ficar avermelhada e depois a pele volta ao normal. “Durante esse período é importante aplicar o protetor solar para evitar manchas na pele”, explica a médica.
Cada sessão tem a duração de uma hora e a partir da terceira já é possível notar os resultados. O valor de cada sessão é de R$ 320. O processo de micropuntura é contraindicado para mulheres gestantes e lactantes (que estão amamentando).