Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tempo de descanso entre as séries; como descobrir o ideal

Saiba como encontrar um ritmo eficiente de intervalo entre as execuções

22 mai 2023 - 10h47
(atualizado às 23h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O seu objetivo neste ano de 2023 é a hipertrofia? Que bacana! O trabalho bem executado vai te trazer resultados conforme o cronograma estabelecido com o seu preparador físico e nutricionista. Ainda assim, algum ajuste é válido para não colocar em risco o seu cronograma, exemplo: como deve ser o descanso entre as séries?

Entenda como funciona o descanso ideal

"Portanto, para hipertrofia muscular estamos falando algo próximo de um a dois minutos de acordo com as literaturas. Em indivíduos bem condicionados e com exercícios isoladores, seria algo próximo de 30 segundos. Então, é muito importante entendermos que o tempo de descanso entre as séries executando um agachamento livre até a falha, ele é duas, três e até mesmo vezes maior do que de uma rosca concentrada para bíceps", afirmou o personal trainer Leandro Twin.

Nesse sentido, Leandro destacou a atenção com a sua frequência cardíaca e respiração. Se você execute uma série descanse por 60 segundos e ainda esteja exausto, a opção é de se esperar mais um pouco. Já para os indivíduos extremamente descondicionados e iniciantes, a tendência é que seja interessante o maior tempo de intervalo.

"Em um treinamento de hipertrofia, esse tempo de descanso entre as séries serve para uma recuperação parcial do substrato energético e com isso nós conseguimos fazer uma próxima série com uma capacidade razoável de repetição da primeira", acrescentou.

Quanto a força máxima?

"Quando falamos de um trabalho de força máxima, nós queremos reproduzir a segunda série exatamente igual a primeira ou melhor, ainda que isso seja pouco provável na prática. Nesse caso, o tempo de intervalo entre as séries é de três a cinco minutos", responder Twin.

Resistência muscular localizada

"Para resistência muscular localizada, nós queremos uma prolongação do tempo de tensão e para isso nós fazemos um tempo de descanso muito menor, cerca de 30 a 60 segundos, o que leva a uma segunda, terceira, quarta série pior da performance, porém isso não tem muita relevância", encerrou Leandro Twin.

Descanso - Shutterstock
Descanso - Shutterstock
Foto: Sport Life
Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade