Tenha braços definidos como os de Michelle Obama
Desde a reta final da campanha presidencial americana, Michelle Obama ganhou a mídia como referência de estilo. Mas, depois que ela foi capa da edição de março da Vogue America, fotografada por Annie Leibovitz, foram seus braços bem torneados que ganharam todas as atenções.
» Veja fotos de Michelle
Obama
Editoriais sobre o assunto foram publicados em importantes jornais como o The New York Times e o inglês The Times, para o qual uma das roupas mais usadas por Michelle, o vestido sem mangas e com barra à altura do joelho, confere seriedade e poder. O mesmo jornal afirmou que, por causa da primeira-dama, ter braços firmes é um novo símbolo de status.
Ter e manter braços bem torneados exige disciplina, malhação e também uma alimentação regrada. É uma das regiões mais difíceis de serem modeladas no corpo feminino. "O tríceps, músculo da parte inferior do braço, e o abdômen são as regiões que mais acumulam gordura. Essas duas partes, mais o culote, são as mais trabalhosas na hora de malhar", diz Mônica Schapiro, professora de educação física da Reebok Sports Club, de São Paulo.
A especialista afirma que, para chegar aos mesmos resultados de Michelle Obama, seria ideal fazer exercícios pelo menos duas vezes por semana, mesclando atividades aeróbicas (que estimulam o sistema cardiorrespiratório, como corrida ou bicicleta) e musculação. A primeira-dama malha sob a supervisão de um personal trainer três vezes por semana.
"Os resultados começam a aparecer em um mês, e, em seis meses, é possível exibir braços torneados", diz Mônica. Ela afirma, porém, que os resultados variam, levando em consideração o fator genético, a rotina de exercícios e a alimentação, que deve ser pobre em gorduras e carboidratos.
Na academia, quem quiser manter a silhueta feminina e não ficar muito musculosa também deve prestar atenção à combinação da carga colocada nos aparelhos na hora da musculação com a repetição das séries. "O ideal é fazer mais repetições com menos peso".
A professora indica dois exercícios fundamentais para combater a famosa 'gordurinha do tchau' (a flacidez no músculo do braço): flexão de braços fechados (com as mãos posicionadas no chão próximas ao peito e com os cotovelos próximos ao corpo) e o aparelho tríceps pulley (com os cotovelos permanentemente grudados no corpo, segura-se uma barra na altura do peito que será empurrada para baixo até tocar nas pernas). Quando começar? A partir dos 18 anos, sem limite de idade.