Três dicas para evoluir seu jogo no futevôlei
Essa modalidade acompanha o crescimento dos demais esportes de praia no país
Conhecido por reunir vários adeptos pelas praias do Rio de Janeiro, o futevôlei vive período de prestígio no Brasil, ou seja, os dados da FPFv (Federação Paulista de Futevôlei) apontam o crescimento de 250% na pandemia do coronavírus. Além disso, veja na sequência as três dicas para evoluir o jogo no futevôlei.
As três dicas para evoluir o jogo no futevôlei
Dedicação
"O principal aspecto para que você possa melhorar no futevôlei é você se dedicar ao máximo nos treinos. O futevôlei é um esporte dinâmico e exige muito a forma física. Ter concentração em seus fundamentos", afirma em entrevista exclusiva para o Sport Life o treinador e atleta de futevôlei Felipinho Carbonaro.
Início com simplicidade
Se assusta quando vê alguém concluir a manobra "shark" ou qualquer outro recurso? Fique tranquilo! O interessante é iniciar com respeito ao seu atual nível técnico para que a sua melhora seja sentida a cada treino.
"Jogar simples, objetivo, defender e saber escolher os ataques. Com certeza, você será um jogador diferente. Faça as repetições. Hoje tem que ter uma preparação diferenciada em treinos, alimentação e descanso", sugere Felipinho.
Parte mental
"O futevôlei também exige muito a parte mental de uma pessoa. Ter concentração nos treinos e jogos e, claro, cabeça tranquila para saber jogar atrás do placar te faz crescer muito", encerra Felipinho Carbonaro.
A experiência no futebol facilita a adaptação no futevôlei?
"A dificuldade maior de quem sai do campo para areia é o fundamento básico. A bola é mais rápida no futebol e os seus fundamentos básicos não têm nada a ver com futevôlei. Então, no início se sente um pouco de dificuldade", disse em contato com Sport Life o ex-jogador de futebol e atleta do Santos pela Liga Nacional de Futevôlei Breitner Medina.
No entanto, a técnica desenvolvida pelo Menino da Vila nos gramados o ajudou na hora do passe, qualidade que definitivamente o deixou ainda mais atraído por essa modalidade.
"Sempre fui um cara muito técnico no futebol e isso me ajudou muito na areia. Os fundamentos com a parte inferior do corpo foram fáceis de aprender. Quanto mais você treina, mais você terá que aprimorar os fundamentos. Mesmo assim, você não vai ser um jogador perfeito para jogar. É o meu conselho para quem quer jogar o futevôlei por lazer ou profissionalmente", encerra Breitner.