Triatlo é mais fácil do que se pensa e tem muitos benefícios
Praticar triatlo, modalidade que está a menos de 30 anos no Brasil, melhora a autoestima e previne doenças como a osteoporose
Praticar triatlo é algo relativamente novo, pois a modalidade surgiu somente em em 1974, na cidade de San Diego, nos Estados Unidos. Inicialmente, era apenas uma atividade para que os atletas mantivessem a forma durante as férias. No entanto, a prática cresceu muito e chegou ao Brasil em 1981.
Ou seja, há cerca de 30 anos, o triatlo não exista em nosso país. Mas, atualmente ela tem ganhado muitos adeptos. Pois, sua prática ajuda na perda de peso, combatendo a obesidade, e melhora consideravelmente nossa capacidade do sistema respiratório. Além de melhorar a autoestima dos praticantes, também previne a osteoporose e de doenças como a diabetes e hipertensão.
E, se você quer ser mais um a praticar triatlo, saiba que é possível. Basta se atentar à estas sete recomendações!
Natação é o mais difícil. A dica para o triatloé começar com mais treinos curtos, que durem cerca de meia hora, e não se preocupar com a velocidade. Descontraia um pouco e concentre-se em "agarrar e empurrar" a água com o cotovelo no ângulo de 90º. Não deslize a mão através da água. Imagine que precise rastejar dentro de um tubo. É isso o que tem de fazer, mas na piscina. Alongue o braço para frente sem torcer o corpo para o lado, e empurre para trás.
Respire a cada braçada. Na piscina, alterne os lados para respirar. Por exemplo: na ida, respire, de acordo com as braçadas, pelo lado direito. Na volta, pelo esquerdo.
Aprenda a nadar no mar ou em lagos com roupas de neoprene. A roupa ajuda na flutuação para quem é do triatlo, mas, ao dar as braçadas, será necessário um pouco mais de força, pois o tecido pode limitar um pouco a mobilidade dos ombros. Às vezes, dê uma olhada para frente, para corrigir a direção, se for necessário.
Invista no fortalecimento muscular. Faça flexões, abdominais, entre outros, em casa, ou na academia. Fortalecer a musculatura é essencial.
Evite sessões muito duras com a bicicleta. Mantenha uma cadência em torno de 90-100 RPM. O cansaço será menor na hora do triatlo.
Combine bicicleta e corrida. Inclua no seu plano de exercícios para o triatlo transições reais entre as duas modalidades. Faça 1 km com a bike num ritmo acelerado, para ajudar a soltar mais as pernas e para eliminar o ácido láctico acumulado.