Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Usar o secador é melhor do que deixar os cabelos secarem naturalmente? Desmistificamos a trend do TikTok

Dermatologista explica as melhores formas de secar os fios sem danificá-los; confira

24 out 2023 - 05h00
(atualizado em 25/10/2023 às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher secando o cabelo
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher secando o cabelo
Foto: bowie15 / iStock

A ideia vai contra o senso comum e, talvez justamente por isso, ganhou espaço no TikTok. Usuárias da plataforma de vídeo ressaltam que usar secador nos cabelos pode ser menos agressivo do que deixar os fios secarem naturalmente.

Elas não inventaram isso — citam a fonte como uma pesquisa científica. O Terra pesquisou o assunto e, segundo o Cambridgeshire Live, trata-se de uma conclusão do especialista Tim Moore, acadêmico da Universidade de Cambridge.

Ele pontua que quando o cabelo é molhado, a água da camada externa, a cutícula, é absorvida para a camada intermediária, o córtex. O processo deixaria essa área inchada, enfraquecendo o cabelo. Assim, quanto mais tempo o cabelo permanece úmido, mais ele incharia e, consequentemente, se quebraria.

A sugestão de Moore para fios mais saudáveis é tirar o excesso de água com uma toalha e, em seguida, recorrer ao secador. Para o expert, o ideal é começar com uma temperatura baixa para evitar o superaquecimento e manter o aparelho a 15 cm da cabeça. Quando o cabelo estiver quase todo seco, aí sim deve-se aumentar o calor.

Simpatia com babosa para o cabelo crescer:

Mas a técnica faz sentido?

O Terra procurou o médico Lucas Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para esclarecer alguns pontos. Ele logo ressalta que a umidade não é capaz de danificar o cabelo em poucas horas.

"O que danifica os cabelos é a secagem incorreta, seja ela natural ou não", frisa. Isso significa que deve-se evitar dormir com os cabelos molhados, por exemplo. Miranda afirma que, para secagem natural, o ideal é mesmo retirar o excesso com uma toalha limpa, sem torcer ou esfregar, e deixar os cabelos soltos e desembaraçados em local arejado.

Quanto à suposta redução de danos com o uso do secador, o dermatologista não é taxativo. Tudo "depende".

"Se a pessoa lavou os cabelos à noite, por exemplo, e vai se deitar para dormir em seguida, é melhor que faça a secagem com secador para evitar que a região seja abafada ainda úmida ao dormir. Se precisar prender os cabelos após lavar, também é melhor que seque com secador antes", ensina.

Nessas situações, o equipamento deve ser mantido em temperatura morna ou fria. O uso de um protetor térmico também não deve ser dispensado.

"Caso contrário, não há problema em deixar os fios secarem naturalmente, lembrando-se de retirar o excesso de água com uma toalha limpa delicadamente, sem torcer ou esfregar os fios, deixar os cabelos soltos, desembaraçados e em local fresco e arejado, condições que favorecem a secagem", completa. O médico ressalta que essas orientações são válidas para todos os tipos de fio.

9 escovas progressivas são reprovadas em teste e 4 retiradas do mercado 9 escovas progressivas são reprovadas em teste e 4 retiradas do mercado

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade