Veja 5 momentos para aplicar mindfulness
Prática tem como objetivo atenção plena no presente
Encaixar momentos especiais dentro de uma rotina agitada é o desafio de muitas pessoas, ainda mais quando a qualidade de vida passa a ser um autoquestionamento. Para driblar essa sensação de que o bem-estar foi deixado de lado e realmente focar, mindfulness acaba ganhando destaque e passa a fazer parte do dia a dia.
Há sempre dúvidas sobre as diferenças ou semelhanças entre mindfulness e meditação, porém o ponto crucial é que ela é uma técnica meditativa. Apesar de antiga, ganhou ainda mais força recentemente, até mesmo em razão dos acontecimentos globais que tiveram saúde como centro, e seu grande propósito é levar o praticante a um estado pleno de atenção, onde a consciência do momento é elevada, e a conexão entre corpo e mente com os fatores que os cercam, mais clara e leve.
A técnica pode ser utilizada quando desejar, em qualquer lugar, não depende de uma situação específica, e não tem a ver com necessariamente “fechar os olhos e meditar”: sua conexão é com a criação de consciência sobre o presente. Quer dicas de quando usar a técnica? Confira abaixo cinco momentos para aplicar mindfulness no seu dia:
Ao acordar
Ao se levantar, é comum já iniciar as tarefas de modo automático: lavar o rosto, escovar os dentes, preparar o café etc. E isso está bem ligado ao cotidiano de trabalho, pois o tempo passa rápido e é preciso utilizá-lo da melhor forma. Aplicar mindfulness nessa situação não tem apenas elo com tentar acordar mais cedo para curtir mais o café da manhã, pois diversas pessoas têm uma rotina puxada e as horas de sono são preciosas e contadas. Então, sempre que possível, como em folgas ou um dia que irá mais tarde para o trabalho, tente praticar: exemplos simples podem ser ouvir sua música favorita antes de sair de casa ou sair para correr e observar a paisagem. Conceder plena atenção a essa atividade, que te faz bem, pode ser um diferencial para o seu dia. Uma sugestão é começar aplicando na rotina: dando maior atenção na preparação do café, ao lavar o rosto pela manhã etc.
Durante as refeições
Um dos grandes símbolos de uma rotina puxada é quando, mesmo sem intenção, nos alimentamos rapidamente. Além de um erro ao pensar em saúde, já que a digestão começa desde a mastigação, a refeição não é devidamente aproveitada, isto é, os instantes preciosos para saborear o alimento e, com calma, usufruir esse tempo, são impactados. Alimente-se bem e use o tempo com sabedoria para realmente criar essa consciência.
No trabalho
A característica multitarefas é icônica no cenário profissional e geralmente é bem explorada como uma habilidade indispensável entre funcionários. De fato, às vezes, é preciso lidar com várias atividades com diversificados propósitos, o que torna a jornada de trabalho desafiadora, parte natural. Todavia, essa não é uma verdade absoluta: quantas vezes você já se viu tentando resolver assuntos por telefone e respondendo um e-mail? Empregar mindfulness é justamente criar essa consciência, ou seja, se está lendo um e-mail, faça apenas isso naquele instante e responda-o com a devida atenção. São pequenos detalhes que podem tracionar melhor a esteira de produtividade, além de estabelecer um olhar mais objetivo.
Nos estudos
Assim como no trabalho, os estudos desafiam a mente e demandam atenção em cada detalhe. Em algumas ocasiões, assuntos diferentes acabam passando pela cabeça e, quando você percebe, o que deveria ser um tempo para estudo tornou-se reflexão sobre acontecimentos e resolução de problemas com outra origem. Outra forma comum de perda de foco é dividir esse tempo com notificações do celular, consumo de músicas e vídeos etc. Essa é uma janela propícia para aplicação da mindfulness, perceber e firmar-se na atividade plenamente.
Para dormir
No decorrer da jornada, incontáveis situações desde o acordar podem desencadear o aumento do estresse e da ansiedade. Um estado de inquietação, como pensamentos borbulhando ao ir dormir, atrapalham a chegada do sono. Há incontáveis opções de meditação para trabalhar esse ponto e, assim, conseguir dormir melhor. Nesse contexto está a mindfulness, quando pode-se perceber a própria respiração e estabelecer maior conexão entre mente e corpo, aplicando a técnica para atenuar ansiedade e estresse.
Um dos principais aprendizados promovidos pela prática é entender os gatilhos mentais e os hábitos que roubam a atenção, e assim, desenvolver cada vez mais a concentração.
O Atma é um app de meditações e músicas para controle de estresse e ansiedade, aumento do foco, autoconhecimento e dormir melhor. Conheça agora! Disponível para Android e iOS.