Yoga x Ansiedade: entenda os benefícios da prática para a mente;
Essa prática é uma oportunidade para mudança de hábitos em 2023
Está disposto a mudar de hábitos em 2023? O Yoga pode ser uma boa solução para esse processo. Esse conjunto de técnicas, que associa respirações e posições corporais, flexibilidade e meditação, não para de ganhar adeptos. Ainda assim, existe uma dúvida para maioria: yoga faz bem para pessoa ansiosa?
Resposta e auxílio
"Yoga vai ajudar na questão da ansiedade, vai tirar o olhar que não temos de ver o que está à nossa frente e de viver o presente. A ansiedade está ligada ao futuro e se preocupar com o depois. A pratica de yoga vem para não deixar oscilando a sua mente", disse a instrutora de yoga Fernanda Rodrigues com exclusividade para o Sport Life.
Quanto aos benefícios de imediato que uma pessoa ansiosa vai receber, o equilíbrio já vai estar presente. Essa instrutora reforça quais são outros pré-requisitos para não abandonar a "construção" desse hábito.
"Sensação de relaxamento do corpo e da mente porque vai aprender a respirar um pouco. O início é difícil conseguir respirar corretamente e acompanhar os movimentos. É uma prática que não seja fácil nesse sentido, precisa de persistência e dedicação. Muitas pessoas começar essa prática e desistem porque não têm essa constância", argumenta Fernanda.
Outras dicas de yoga para quem é iniciante
Rodrigues também adianta em diálogo com Sport Life que o yoga não consiste apenas em postura bonita, ou seja, vai muito além de postura física, como o trabalho mental, emocional. E que futuramente pode ser uma experiência incrível. Outros pontos destacados por essa profissional são o ego e a flexibilidade.
"Muitas pessoas pensam que precisam da flexibilidade para prática do yoga. Não é assim. Essa pessoa vai entrar para prática para ganhar a flexibilidade, ter mais foco e autoconfiança. Não vai chegar pronta. O ego está presente em que você fica se comparando com o outro e não deixa fluir. Vejo que isso é um processo que acontece entre os alunos, que vamos melhorando dia a dia", comenta a profissional.
Embora exista o predomínio de vegetarianos nesse tipo de exercício, não há uma dieta determinada para o praticante. Outro fato comum é que alguns dos adeptos optam por não comer mais carne assim que estão firme no universo do yoga. Ao mesmo tempo, não há nenhuma diferença para quem consome produto de origem animal.
Independe o horário para praticar, isto é, vai de acordo com a disponibilidade da pessoa. Existem indivíduos que optam em se exercitarem pela manhã para iniciarem o dia leve. Porém, existem aqueles que preferem o exercício à noite depois de um dia cheio de compromissos profissionais para terem bom sono.
Ascenção
Foi justamente na época de crise que o yoga cresceu entre os brasileiros. Quem confirma é o aplicativo "Strava", que divulgou que no segundo semestre de 2021 que a caminhada e yoga dobraram o número de uploads em plena pandemia de covid-19. Essa época também ficou marcada pelas restrições dos lockdowns.
O Gympass já expôs que nos cinco primeiros meses de 2021 houve o aumento de 43% pelo interesse dessa prática. A procura aumentou em 38% na região da América Latina. A principal razão por esse interesse é o estilo de vida com o propósito do equilíbrio, saúde física, mental, emocionais atrelados ao mundo profissional.
Quem é ela?
Fernanda Rodrigues formou-se em Serviço Social pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), mas se encontrou com universo do yoga e tornou-se instrutora com especializações em vinyasa flow, yin yoga, oss yoga, mandala vinyasa e terapia ayurveda. Também ministra essa prática de forma online e presencial na cidade de Ribeirão Preto (SP).