Axilas: 5 dicas para cuidar e evitar odores indesejados
Ao contrário do que se pensa, os cuidados com a axila não se limitam apenas a uma limpeza simples e o uso de desodorante
Você cuida bem das suas axilas? Negligenciadas pela maioria das pessoas, essa área merece uma atenção especial, principalmente no período de calor, quando ela fica mais exposta ao clima quente. E não é lavar as axilas de qualquer jeito e passar desodorante sempre que aquele cheirinho aparecer, viu?
Para manter a limpeza, a saúde dessa área e evitar aquele odor indesejado, é preciso não apenas uma boa limpeza diária, como também outros cuidados especiais.
Quer saber quais são eles? Veja a seguir 5 dicas de Mayla Carbone, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para um bom cuidado com as axilas, especialmente nas estações mais quentes.
Limpe da forma correta
Por conta da dobra da pele, as axilas tendem a ficar úmidas e, por isso, podem abrigar bactérias e organismos fúngicos. Nesse sentido, a limpeza diária é muito importante, mas ela não pode ser feita de qualquer jeito. "Isso deve ser abordado com delicadeza e certos cuidados, como alternar entre diferentes produtos de limpeza para o corpo ou para a região com pH balanceado", explica Mayla.
Esfolie regularmente
Assim como o rosto, as axilas podem ser afetadas pela sensibilidade e irritação da pele. "Muito óleo, poros entupidos, espinhas e um acúmulo de células da pele mortas, opacas e às vezes descoloridas são motivos pelos quais a esfoliação deve se estender para essa região", aponta a dermatologista.
Existem máscaras esfoliantes ou esfoliantes que removem manualmente células mortas e resíduos da pele. Outra opção são os esfoliantes químicos, como toners, que derretem suavemente o acúmulo de pele morta na região.
Ao se depilar, faça com cuidado
Caso você prefira se depilar, pode fazer isso, mas é necessário muito cuidado para não causar irritação. Mayla sugere, por exemplo, utilizar uma lâmina afiada e limpa, evitar pressionar com força e seguir a direção do crescimento do pelo. Outros métodos menos agressivos, como a depilação a laser, também são boas opções.
Não se esqueça da hidratação
Se você hidrata seu corpo e seu rosto, por que pular as axilas? Elas também precisam disso para ficar com uma boa aparência.
Já que essa área passa boa parte do dia úmida, Dra. Mayla recomenda o uso de uma loção corporal ou para as axilas com pH balanceado uma ou duas vezes por semana — ou mais, conforme as necessidades do paciente.
Outra dica para manter as axilas macias e flexíveis é dar uma pausa na depilação e no desodorante se notar irritação.
Use desodorante com consciência
O desodorante é importante, mas é preciso se certificar de que você está usando o produto certo para você. "Se o seu desodorante estiver causando irritação ou deixando muitos resíduos na pele e nas roupas, escolha outro", diz Mayla.
Por isso, ela recomenda escolher um desodorante sem fragrância e que evite componentes ftalatos, parabenos, sulfatos ou corantes, já que esses produtos têm menos possibilidade de causar problemas.
Além disso, é bom evitar o alumínio no desodorante, a não ser que você precise de um mais potente no bloqueio do suor por conta da hiperidrose (suor excessivo).