Bacalhau delicioso!
A Quaresma é época de incluir mais peixe no cardápio, e o bacalhau é uma das opções preferidas! A Quaresma é um período de quarenta dias que começa logo depois Carnaval e termina na Páscoa, e este ano compreende de 5 de março a 17 de abril. Para o cristianismo, é sobretudo uma época de […]
A Quaresma é época de incluir mais peixe no cardápio, e o bacalhau é uma das opções preferidas!
A Quaresma é um período de quarenta dias que começa logo depois Carnaval e termina na Páscoa, e este ano compreende de 5 de março a 17 de abril. Para o cristianismo, é sobretudo uma época de reflexão e penitência e, para muitos, nessa época, o consumo de carne vermelha é desaconselhado. É por isso que crescem o número de refeições nas quais o peixe é o ingrediente principal, e entre as opções está o bacalhau.
Se você também é fã desse peixe, selecionamos dicas de como comprar, dessalgar e truques de preparo dessa delícia do mar!
Como reconhecer o legítimo bacalhau?
- O legítimo bacalhau tem espessura mais larga, permitindo o corte em postas;
- A cor deve ser bege claro. Se o bacalhau for branquinho, não é o legítimo;
- A pele deve se soltar com facilidade;
- O rabo do bacalhau deve ser ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme.
Para dessalgar
Se o bacalhau estiver inteiro, em primeiro lugar, corte-o em postas e coloque em uma tigela coberto com água por 10 minutos. Escorra, lave a tigela e coloque o peixe novamente na vasilha. Em seguida, cubra com água e deixe de molho na geladeira por 24 horas, trocando a água de 3 a 4 vezes. Na hora de trocar a água, ela deve estar na mesma temperatura do peixe, ou seja, gelada. Isso ajuda a manter o sabor da carne.
Tipos de bacalhau
Do Porto: é considerado o mais nobre. Possui postas largas e altas. Quando cozido, as lascas ficam com a cor bem clarinha.
Do Pacífico: muito parecido com o do Porto, essa variedade não se desfaz em lascas.
Saithe: tem a cor mais escura e desfia com facilidade. Ideal para o preparo de bolinhos, saladas e risotos.
Ling: é mais estreito do que os outros tipos, mas pode ser consumido em postas ou desfiado.
Zarbo: é o menor de todos os tipos. A carne é escura e fica mais fibrosa quando cozida.
Dicas para seu prato ter mais sabor!
- Para garantir um bacalhau mais saboroso e molhadinho, deixe-o submerso em azeite, já dessalgado, por 2 horas antes de preparar;
- Não ferva o bacalhau, a menos que seja indicado na receita. Ele deve ser cozido em temperatura quase fervente, sem levantar bolhas para preservar o sabor;
- Só retire as espinhas depois de cozinhar o peixe. Elas saem com mais facilidade;
- Não descarte a pele e as espinhas. Com elas, você pode preparar um delicioso pirão;
- Utilize a água do cozimento para cozinhar batatas ou o arroz para acompanhar o bacalhau.
Como congelar?
Dessalgue o bacalhau normalmente, em seguida, enxugue com um pano e pincele com azeite. Esse procedimento evita que o peixe resseque com o gelo. Coloque em uma vasilha com tampa e leve ao congelador por até 3 meses. Para o descongelamento, retire do congelador e espere descongelar na geladeira ou leve ao micro-ondas.