Bateu a vontade de petiscar? Então veja três alimentos para driblar a fome no frio
Em algumas partes do Brasil, a temperatura já está caindo com a chegada do Outono e é natural que você passe a ficar faminta, até porque o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal
Em algumas partes do Brasil, a temperatura já está caindo com a chegada do Outono e é natural que você passe a ficar com mais fome, até porque o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Dessa forma, muitas vezes, a vontade de comer uma coisinha para disfarçar pode acabar atrapalhando as refeições principais. Então separamos três alimentos para driblar a fome no frio. Descubra:
Três alimentos para driblar a fome no frio
- Abacate: Graças à gordura monoinsaturada que demora a ser digerida, a fruta acaba resultando em uma saciedade mais prolongada. E por ser gordura boa, ajuda também a reduzir o colesterol e o acúmulo lipídico. Outra característica que ajuda a driblar a fome no frio é a presença de fibras.
- Aveia: O cereal, por sua vez, pode ser uma forma de ingerir fibras junto de outros alimentos, como iogurtes, saladas de frutas, vitaminas e smoothies.
- Castanhas: Por fim, as oleaginosas, além de fornecer gorduras boas, fibras e carboidratos complexos, possuem ômega 3 em sua composição. Apesar de ser um ingrediente mais calórico, é também uma alternativa para contornar a fome perto das refeições principais.
Quatro dicas para manter a dieta no frio
Com a chegada do inverno, as temperaturas mais amenas costumam trazer a desmotivação para seguir a dieta. Aquela falta de vontade de preparar a salada e os sucos matinais é comum, já o desejo maior por carboidratos costuma aparecer com nesta época do ano. Mas como lidar com a falta de disposição para manter o equilíbrio, e principalmente, por que ela surge durante o frio?
"Muitos consideram que essa falta de estímulo para seguir a dieta é pura preguiça, mas existe uma explicação médica para essa condição. O corpo precisa manter a temperatura 37°C para manter suas funções metabólicas conservadas", explica o endocrinologista Dr. Henrique Passos.
Em seguida, o profissional continua: "Durante o inverno, esse trabalho para manter o equilíbrio é mais intenso, e por conta disso, o metabolismo se torna mais acelerado. É daí que surge a vontade de comer com mais frequência". Para quem sempre encontrou dificuldades em manter uma dieta equilibrada na estação mais fria do ano, o endocrinologista separou as melhores dicas para manter o corpo balanceado nas temperaturas mais amenas. e leia a matéria completa.