Maturidade e experiência são diferenciais para o mercado
Profissionais acima dos 40 anos que se mantêm atualizadas têm mais oportunidades
Voltar ao mercado de trabalho quando já se é uma profissional madura pode parecer um desafio, mas há formas de se encaixar. Apesar de ser uma fase da vida em que as oportunidades parecem estar mais escassas, há empresas de olho na experiência dessas profissionais. E atenção a algumas características que podem ajudar na hora de retomar a carreira.
Empresas têm buscado profissionais mais experientes para seus quadros funcionais justamente por já terem vivência no mercado. Uma coisa que faz a diferença é estar ligada à geração mais jovem, aponta o diretor executivo da empresa de recrutamento e seleção Michael Page, Ricardo Basaglia. “Primeiro ponto é não perder a conexão com a geração mais jovem, para que não haja um conflito de gerações”, comenta.
Outro ponto que precisa ser levado em conta é a atualização dentro da sua área. Basaglia ressalta que isso é válido para profissionais de todas as idades. “Boa parte das profissões é muito ligada à tecnologia. É preciso estar atualizada com o que existe hoje nesse sentido na área de atuação”, explica.
Empresas buscam profissionais maduras
A profissional pronta é valorizada por se mostrar madura e por conhecer as características da área em que atua. De acordo com uma pesquisa de 2014 realizada pelo site de recrutamento Vagas.com.br, 89,4% das empresas contratam profissionais acima dos 40 anos, mas com baixa frequência.
Algumas áreas se destacam quando se busca profissionais mais experientes. A maior parte das empresas entrevistadas (58%) aponta que essas vagas são para os cargos mais elevados. Profissionais maduras são prioridade para vagas de gestão (77,7%), especialistas e consultoras (68%) e alta gestão (58%). De acordo com Basaglia, áreas de atendimento ao cliente podem ser boas opções, pois procura-se profissionais com maturidade e mais controle. “Áreas que resolvam problemas e conflitos com clientes. Posições de gestão de projetos, onde envolva muitas áreas e precise de uma interlocução, um ponto de equilíbrio”, exemplifica.
Dinamismo e perfil flexível são valorizados
A pesquisa pode apontar algumas características que essas profissionais precisam trabalhar para obter oportunidades de trabalho. Por exemplo, uma das barreiras mencionadas por empresas é o perfil mais conservador de profissionais acima dos 40 anos. “É necessário ter um modelo mais dinâmico dentro das relações de empresa. Menos preocupação com hierarquia, estar adaptado a flexibilidade”, diz Basaglia.
Há vantagens para empresas em contratar esse perfil de profissional. Uma das principais é justamente a maturidade e a experiência no mercado de trabalho, algo que jovens não possuem. Conhecimento técnico, experiência de vida, comprometimento, equilíbrio emocional e fidelidade à empresa são outros fatores que valorizam quem está acima dos 40 anos.