Saiba as diferenças no cuidado da pele no verão e no inverno
Mudanças na temperatura e na umidade do ar pedem adaptação da rotina de cuidados
Apesar de os cuidados com a pele serem importantes o ano inteiro, algumas estações, como o verão e o inverno, pedem adaptações na rotina de tratamentos. A variação nas temperaturas e na umidade do ar interfere nas respostas que a pele dá, como, por exemplo, na produção de oleosidade e na manutenção da hidratação.
No inverno, cuidado com o ressecamento
Nos dias mais frios, a umidade do ar costuma ser menor, e o corpo transpira menos por causa das temperaturas baixas. Esses dois fatores fazem com que a pele fique mais seca, e por isso você não deve descuidar da hidratação, principalmente no rosto, que sofre mais com a exposição ao frio do que o restante do corpo.
Outro cuidado que você deve tomar é com a temperatura da água do banho. Geralmente em dias mais frios dá aquela vontade de entrar debaixo do chuveiro com a água fervendo e nunca mais sair, não é? Cuidado, pois isso também pode ser prejudicial, já que a temperatura muito quente provoca a remoção da oleosidade natural da pele.
Organismo hidratado, pele também
Com as temperaturas mais baixas, é comum que esqueçamos de tomar água, já que sentimos menos sede. O problema é que a hidratação da pele também depende da hidratação do organismo, por isso é muito importante manter a ingestão do líquido. Uma boa dica é tomar chás claros e de frutas. Assim, você continua a ingerir água e ainda se aquece.
No verão, mais protetor solar
O verão é provavelmente a estação em que ficamos com a nossa pele exposta ao sol durante mais tempo e com maior intensidade. Com mais atividades ao ar livre, piscina, praia e caminhadas, a necessidade de proteger o rosto aumenta.
Por isso, intensifique o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente. Produtos com FPS 15 ou 20 são essenciais no dia a dia, e os de FPS 30 ou superior são muito importantes para exposições longas ao sol. Procure aplicar o protetor sempre 30 minutos antes de ir para o sol, e reaplique-o a cada duas horas.
De novo, não esqueça da água
Temperaturas mais quentes exigem atenção redobrada com a hidratação, e isso significa aumentar a ingestão de líquidos como água, sucos e água de coco, um hidratante natural. Não esqueça de aplicar os cremes hidratantes diariamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, eles ajudam a manter a quantidade de água na pele entre 10% a 30%.