Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba como surgem as manchas e o que fazer para evitá-las

Veja também como clarear as manchas que você já tem

Compartilhar

As sardas do seu rosto aumentaram nos últimos anos? Ou você notou o surgimento de algumas manchas na sua pele? O causador destes sinais pode não ser somente o sol.

Uma pele livre de manchas pode ser alcançada com alguns hábitos
Uma pele livre de manchas pode ser alcançada com alguns hábitos
Foto: Image Point Fr/Shutterstock

Ficar em exposição cada vez maior à luz artificial de ambientes também aumenta o risco de manchas. Além disso, as alterações hormonais ou até mesmo as cicatrizes provocadas ao espremer cravos e espinhas podem manchar a pele.

Os sinais que você traz desde o nascimento normalmente não são graves e seguem iguais ao longo da vida. No entanto, aquelas manchinhas que você adquiriu com o passar do tempo precisam ser identificadas.

Antes de você iniciar qualquer tipo de tratamento, é necessário detectar com um médico quais as manchas da sua pele. O melasma, por exemplo, é o mais comum. Ele vem na tonalidade marrom e se destaca no rosto de quem fica muito tempo exposto ao sol.

Cremes com vitamina C podem clarear a pele e amenizar as manchas
Cremes com vitamina C podem clarear a pele e amenizar as manchas
Foto: Divulgação Natura

Existem, também, as chamadas senis. São aquelas manchas mais escuras, que aparecem no rosto, mãos e no pescoço, geralmente após os 40 anos, devido ao fotoenvelhecimento da pele causado pelo sol.

É por isso que o uso do protetor solar é tão importante em qualquer etapa da vida, pois ele tem a função de prevenir que essas manchas surjam na sua pele. Isso vale para a maioria delas: até mesmo aquelas provocadas pelas espinhas.

E você precisa usá-lo sempre, em qualquer circunstância, afinal, ele vai proteger também das luzes artificiais. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de bloqueador solar.

Vitamina C

Para eliminar as manchas ou amenizá-las, você pode promover uma esfoliação nas áreas com mais sinais. Além disso, usar cremes ou loções à base de vitamina C é recomendado pelos dermatologistas. Afinal a sua função é clarear e uniformizar a pele, que fica iluminada e revitalizada.

Há no mercado produtos de clareamento, com uma fórmula concentrada que, além da vitamina C, também inclui elastinol. Ou seja: promove um tratamento intensivo nos principais sinais do envelhecimento.

Quem possui muitas manchas e quer disfarçá-las pode também investir em hidratantes tonalizantes ou filtros solares com base, que além de proteger, escondem estes sinais. Estes produtos podem ser usados durante o dia, no lugar da maquiagem, pois tem a mesma função.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra